Como transformar uma resposta negativa em algo positivo

Não, não e não. Esta palavra está diariamente presente na vida de qualquer vendedor. Ouvir resposta negativas, tal como explicamos neste artigo, deve ser encarado com alguma normalidade. Afinal de contas, o cliente tem todo o direito de não considerar a sua proposta interessante.

Contudo, existe uma certa diferença entre ouvir o “não” e ficar perplexo e ouvir um “não” e tentar reverter a situação. Alterar uma resposta negativa em algo positivo deve ser um objetivo constante para um vendedor que pretenda chegar ao sucesso. Mas como fazê-lo? Quais são os passos a seguir? Vamos dar a conhecer três simples passos que vão ajudá-lo a retirar algo positivo de um resposta negativa do cliente:

– Estude o motivo: Tudo bem que você ouviu um não, mas porquê? Será que transmitiu mal a mensagem? Ou era o produto que não interessava àquele cliente? Todas as hipóteses devem ser colocadas em cima da mesa para que seja possível chegar a uma conclusão.

– Elimine as propostas que não interessam: A análise que falamos anteriormente, apenas deve ser feita naquelas pessoas que realmente estão relacionadas com o seu negócio. Ou seja, pessoas que se encaixem dentro do seu público-alvo. Por isso, o próximo passo a realizar é começar a analisar o motivo da rejeição apenas nas pessoas que estão dentro do seu mercado. As restantes deixe de parte.

– Melhore as suas qualidades: Agora que já sabe o porquê de ter falhado e já escolheu o grupo certo para analisar, chegou o momento de saber que qualidades você precisa de melhorar para inverter esses resultados. Descubra a resposta, evolua nesse sentido e veja os seus resultados a subirem E você, sabe os motivos dos seus não’s?

Abraço