2013-09-Facebook

Como um vendedor pode (e deve) posicionar-se no Facebook

As redes sociais são, hoje em dia, uma excelente ferramenta para divulgar o seu trabalho. Quer você faça isso de forma direta ou indireta, a verdade é que a sua presença acaba por influenciar a visão que o mundo tem de si. Se passa o tempo todo a enviar imagens de humor será visto como alguém demasiado descontraído. Se por outro lado estiver sempre a partilhar reclamações, as pessoas acabam por vê-lo como alguém demasiado frustrado e por aí adiante.

Não são raros os casos de pessoas que vêem a sua carreira profissional prejudicada por algo que publicam nas redes sociais. Há alguns anos a revista Sábado publicou este texto onde falava disso mesmo. Para ajudá-lo a posicionar-se melhor nas redes sociais vamos partilhar consigo algumas dicas importantes. Elas são maioritariamente focadas no Facebook, mas podem muito bem ser utilizadas em outros sites.

1. Pense duas vezes antes de publicar

Está frustrado com um cliente? O seu dia não foi bom? Quando isso acontecer, pense bem antes de publicar algo no Facebook. Não que isso seja demasiado grave, mas até que ponto isso está a ajudar a melhorar a sua imagem social? Até que ponto isso é realmente essencial na sua vida? Pense nisto sempre que sentir a tentação de desabafar com o mundo.

2. Como você quer ser visto?

Como já referimos, o que publica determina muitas vezes como você é visto pela sociedade. Então pense no seguinte: como você quer ser visto pela sociedade? Quando as pessoas pensarem no seu nome, que associação vão fazer? Será visto como uma pessoa carismática/motivada ou por outro lado como alguém muito negativo e demasiado infantil? Nem sempre o que queremos publicar é aquilo que devemos publicar.

3. Pense nos seus clientes

Acredite: muitas das pessoas adicionam-no no Facebook porque já trabalharam consigo. E por isso é normal que, no futuro, tenham novamente intenção de fechar negócio consigo. Porém, essa vontade pode desaparecer caso faça uma má gestão da sua presença online.

4. Aproveite para vender mais

Existem várias formas de utilizar o Facebook para vender mais e sem dúvida alguma que a partilha de bons resultados é uma delas. Sempre que conseguir fechar um bom negócio ou tiver um bom desempenho num determinado projeto, partilhe isso no Facebook. Além de aumentar a sua motivação ainda manda uma “mensagem” indireta aos seus antigos e futuros clientes.

Estas são apenas quatro dicas simples mas que mudam claramente a percepção que as pessoas têm de si. E você, utiliza o Facebook para posicionar-se melhor no mercado?

Boa semana,

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