2013-05-relacoes-de-longo-prazo-com-clientes

Dicas para manter relacionamentos de longo prazo com os clientes

Dicas para manter relacionamentos de longo prazo com os clientes

Manter relacionamentos de longo prazo com os clientes é um dos grandes desafios que os vendedores e líderes de equipas atravessam. Não só devido à concorrência mas também devido às inúmeras ofertas existentes atualmente no mercado. Porém, são as empresas que criam relacionamentos de longo prazo que triunfam e que se mantêm no ativo por muitos e muitos anos.

A primeira questão que os vendedores devem ter em atenção para manterem relacionamentos de longo prazo é a abordagem inicial que fazem a esses mesmos clientes. O primeiro contacto é fundamental, pois sem um bom início de relacionamento a ligação não terá grande futuro. Mas para saber mais sobre este tema o melhor mesmo é ver este vídeo.

O segundo passo é conseguir satisfazer a necessidade do cliente, quer seja através da venda dos seus produtos ou através da ajuda que possa dar ao cliente caso essa necessidade não possa ser satisfeita pela sua empresa.

O terceiro passo é criar um canal de comunicação onde possa anunciar os seus novos produtos ou serviços a esse mesmo cliente. Isso pode ser feito através do email, de telemóvel ou através de qualquer outra ferramenta que permita manter o contato a um custo mais reduzido. Esta política ainda é deixada de parte por muitas empresas que continuam a investir em publicidade para conquistar novos clientes mas esquecem-se de tentar vender mais àqueles que já compraram os seus produtos anteriormente.

Outro dos pontos que deve ter em conta é a manutenção do relacionamento através da sua página web a partir de um Fan Page. Hoje em dia é possível manter o contacto utilizando a internet, tendo com isso custos mais reduzidos. Além disso, sites e páginas de Facebook permitem ouvir o que os clientes têm para dizer, criando um canal de comunicação de duas vias.

E vocês, que estratégias têm utilizado para criarem clientes de longo prazo?

Até já!

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