2013-08-Falar-em-publico

4 dicas rápidas para fazer apresentações em público

Falar em público. Poucas tarefas provocam tanto receio nas pessoas como esta. Muitos estudos revelam que falar em público só é menos assustador do que a sensação de morte para grande parte das pessoas. Isso acontece devido ao nosso medo de sermos julgados por outros. Porém, esse receio pode ser combatido com algumas técnicas e vamos falar sobre elas ao longo deste artigo.

1. Pratique

A prática leva à perfeição e para falar em público esta regra mantém-se. Mas atenção que praticar não é decorar o que tem para falar. Falar com outras pessoas exige dinâmica, simpatia e sentido de humor. Se o seu foco for decorar o seu texto, acabará por perder essas qualidades. Pratique o seu tom de voz, a organização da palestra ou a sua postura.

2. Slides simples

Ter slides cheios de texto é coisa do passado. Não se esqueça que o seu objetivo é que o público se foque naquilo que está a dizer e “obrigar” o público a ler só faz com que o principal foco esteja no slide e não em si.

3. Nada de café ou cigarros antes da apresentação

Fazer uma apresentação em público já é algo que deixe uma pessoa naturalmente nervosa. E esse mesmo nervosismo leva a que o corpo acelere o seu metabolismo, fazendo com que ele necessite de água mais rapidamente. Se você beber um café um fumar um cigarro a sua garganta ficará ainda mais seca, o que pode atrapalhar a sua apresentação. Nessas situações nada melhor que um chocolate para aumentar os seus níveis de glicose e claro, uma boa garrafa de água.

4. Tenha alguns “truques” na manga

Por mais que pratique existem sempre hipóteses de acontecer algum imprevisto. Nessas ocasiões, o melhor é você ter um plano B, algo que possa utilizar no caso do público não se mostrar interessado, por exemplo. Utilizar um pouco de humor ou pedir a participação são algumas das estratégias mais utilizadas pelos melhores oradores.

E você, que estratégias utiliza na hora de falar em público?

Abraço!

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.