2013-08-fracasso

É possível celebrar o fracasso?

Todos os vendedores e líderes de equipas fracassam em algum momento das suas vidas. Porém, o fracasso é mais generoso do que podemos pensar. O fracasso pode funcionar como o maior motor de motivação, levando o profissional a alcançar resultados ainda melhores. Mas como é que isso é possível? Que passos devem ser seguidos na hora de ultrapassar o fracasso?

O primeiro passo é celebrar o fracasso. Sim você leu bem: celebrar o fracasso. Lembre-se dos grandes heróis do cinema. Eles por norma começam o filme a serem derrotados pelos seus rivais, mas fazem disso uma motivação, conseguindo assim força e inspiração para derrotarem os seus opositores. E você, enquanto espectador também sente vontade de continuar a acompanhar essa história. Por isso, quando você fracassar, tenha a mesma atitude. Assista ao seu fracasso e faça disso uma força para que, no futuro, consiga derrotar os seus maiores rivais.

O segundo passo, dá-se pelo nome de “ver e aprender“, está diretamente relacionado com o ponto anterior. Fechar os olhos durante um erro é um desperdício de experiência. A falha cega é o que acontece quando tropeçamos sem nenhuma paixão ou propósito pelo que fazemos. Erre, aprenda e vá em frente.

Falhar com persistência é outro hábito que deve ser adquirido caso pretenda ser bem sucedido nos piores momentos! Outra dica muito útil, é a de não parar. Errou? Fracassou? Não pare! O segredo está em continuar e fazer tudo outra vez, mas de forma diferente. Por último, mas não menos importante: repita o processo até perceber o erro. Muitas vezes os profissionais de vendas fracassam, voltam a tentar e voltam a fracassar. O segredo nesses casos está em perceber o fracasso. Por vezes uma pequena alteração modifica tudo!

E você, como faz perante o fracasso?

Boas vendas!

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