Está a prestar atenção aos indicadores certos? (Vídeo)

Mar 4, 2015

Todas as empresas com que trabalhamos sabem de um princípio básico: as suas equipas de vendas têm que ter indicadores. Os indicadores são as métricas que guiam a sua empresa, para saber se cada pessoa está (ou não) no rumo certo. E existem indicadores para várias fases, sendo que os principais são os indicadores de início, os de meio e os de fim.

Mas existe um problema… Se pensarmos de forma lógica, esses indicadores deveriam ter igual importância, visto que todos eles representam uma parte importante do processo, correto? Mas isso não acontece! Como as vendas estão na parte final do funil, grande parte do foco acaba por estar no último indicador (as vendas).

Os Líderes querem mais conversões, querem vender em maior quantidade! Parece lógico. Mas o problema surge quando os números começam a descer. São inseridas novas estratégias de vendas, feitas novas promoções e nada muda. “A minha empresa está a vender menos”, reclamam alguns! Focar na venda é bom, mas um grande erro é ver a venda como a única parte do processo.

Como disse anteriormente, o processo de vender tem passa por vários indicadores. E muitas vezes, a solução para dar a volta ao problema é olhar para os indicadores de meio e de fim com um pouco mais de atenção! Ao invés de pensar apenas na venda, explique à sua equipa de vendas que existem outros indicadores importantes.

Alguns deles são: – Quantos clientes estão a entrar na loja por dia? – Com quantos clientes entraram em contato hoje? – Existiu algum follow up após a venda? – Os clientes que já compraram estão a receber novas ofertas? Além disso, deixe estes indicadores bem visíveis para a sua equipa de vendas!

Na Sucesso em Vendas temos vários papéis A2 com todos os nossos indicadores. Considero que isso é importante, não só para me relembrar todos os dias desses indicadores, mas também para compartilhá-los constantemente com a minha equipa! Para ajudá-lo a refletir sobre os indicadores da sua empresa, fui para um semáforo (sim, um semáforo!) e fiz uma analogia entre os indicadores e as cores do semáforo.

Assista ao vídeo aqui:

Na Sucesso em Vendas, preocupamo-nos com metodologias que mantenham o foco nos vários indicadores! Só assim é que conseguimos aumentar em 29% as vendas absolutas da Depilconconcept, por exemplo. Se quiser que a sua empresa também tenha um método eficiente, fale connosco aqui.

Boa semana, 

Equipa

Equipa

Sucesso em Vendas

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

0 Comments