2013-05-fidelizar

5 estratégias para fidelizar os seus clientes

5 estratégias para fidelizar os seus clientes

Com o mercado tão desafiante, fidelizar os clientes é um dos segredos para as empresas conseguirem bons resultados. Não apenas porque é mais barato vender ao mesmo cliente do que conquistar um novo, mas também porque os clientes fidelizados são aqueles que tendencialmente fazem uma maior publicidade boca a boca.

O primeiro passo para fidelizar o cliente é saber o que ele quer. Mas não estamos a falar de produtos, mas sim de outros pormenores que ele possa preferir, como prazos de entrega, formas de pagamento, formas de entrega dos seus produtos, etc. São pormenores que parecem insignificantes mas que fazem toda a diferença na hora de fidelizar o cliente.

O segundo passo para fidelizar os clientes é utilizar canais de comunicação eficazes, e que funcionem nos dois sentidos. Canais para que possa comunicar com o seu cliente mas também canais que ajudem o cliente a entrar em contacto com a sua empresa. Um diferencial muito reconhecido pelos clientes é o atendimento pós-venda. Ferramentas como o site, blog ou Facebook podem ser uma excelente forma de manter essa comunicação.

Outra estratégia interessante é a realização de promoções e ofertas aos clientes que já compraram à sua empresa. E aí, mais uma vez as redes sociais ou a sua lista de emails podem ser muito úteis. Mas para isso terá que garantir que fica com, pelo menos, o email do cliente.

O quarto ponto está relacionado com a sua capacidade de cumprir o que promete. Superar expectativas é bom, mas garantir o básico é ainda melhor. Tente estar sempre disponível para satisfazer as necessidades do cliente ou para garantir trocas quando necessário.

O último ponto é procurar por diferenciais que tornem a sua marca única. Se cumprir os quatro pontos anteriores mas não se destacar dos seus concorrentes acrescentando valor aos seus produtos, então será ultrapassado muito facilmente. Pense em marcas como a Apple, Google ou a McDonald’s. O que torna estas marcas únicas?

Até já!

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