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4 Regras para Evitar a Fadiga Comercial

4 Regras para Evitar a Fadiga Comercial

É muito provável que em algum momento já tenha sentido fadiga comercial, possivelmente está a sentir neste momento.

Se consultarmos o dicionario.priberam.org, vemos que a definição de fadiga não é mais do que cansaço que resulta de um esforço qualquer.

Quantas vezes fez tudo o que podia por algum cliente e ele não o valorizou? Quantas vezes deu tudo o que tinha mas simplesmente não conseguiu chegar ao seu objetivo? No fundo, quantas vezes já se sentiu cansado e simplesmente não conseguiu dar mais de si?

A isso eu chamo fadiga comercial, e é muito comum senti-lo.

Pense um pouco, já sentiu ou sente fadiga comercial?

É inevitável que existam situações que nos gerem esse tipo de cansaço, afinal este é o mundo das vendas, mas há algumas regras que vão fazer toda a diferença!

As 4 Regras Para Evitar a Fadiga Comercial

1ª Regra: Defina mini metas

Certamente conhece a sensação de olhar para um objetivo e sentir que está realmente longe de o atingir, possivelmente acontece em todos os primeiros dias de cada mês.

Podemos olhar para os objetivos simplesmente como pressão ou então como um fator de motivação, e honestamente eu prefiro esta última.

Tal como disse anteriormente, por vezes olhamos para os objetivos que temos que atingir e percebemos o quão longe estamos e é nesse momento que sentimos a pressão e possivelmente a desmotivação começa a aparecer.

Mas como podemos tornar os objetivos com fatores de motivação? Com mini metas!

O que são mini metas e como podemos utilizá-las na prática?

Mini metas não são mais que objetivos intermédios que se situam entre o ponto 0 e o objetivo final.

Como pode utilizá-lo na prática?

Pense comigo, se tiver um objetivo mensal de 100.000 €, isso quer dizer que precisa de vender cerca de 25.000 € por semana e cerca de 5.000 € por dia.

É verdade, 100.000 € é um objetivo distante, mas se olhar para os 25.000 € semanais ou até os 5.000 € dia, já parece mais fazível, certo?

E desta forma, todos os dias poderá olhar para o valor que atingiu e perceber se está no caminho certo para o grande objetivo ou então poderá identificar pontos de melhoria para que no dia seguinte encontre o caminho que o vai levar ao objetivo mensal.

O melhor das mini metas é que nos obriga a analisar os nossos resultados e processos, constantemente.

2ª Regra: Procure desafiar-se

Se está no mundo comercial então certamente gosta de desafios e esta é a segunda regra para evitar a fadiga comercial, procure desafiar-se!

Eu sei, já tem vários objetivos a atingir, já tem diversos kpi’s (key performance indicator) que tem que acompanhar, mas responda a si próprio:

O quê que me deixaria realmente satisfeito?

Pode ser superar o objetivo de venda, abrir um grande cliente ou simplesmente não ter valores de cobrança em atraso.

E não se esqueça, a melhor maneira de manter o foco no desafio que definiu para si, é imaginar como se vai sentir quando o atingir.

3ª Regra: Seja o seu motivador

A fadiga comercial e a desmotivação caminham lado a lado, e ambos sabemos que muitas vezes o que o desmotiva não depende de si, é algo que simplesmente não controla.

O primeiro passo é certamente aceitar isso o segundo é perceber que apesar de não controlar fatores que o desmotivam, tem todo o controlo sobre o que o pode motivar.

Responda a si mesmo, “o que me deixa motivado?”

Não precisa de ser algo elaborado, pense em algo simples como ouvir uma música que o deixa num estado de espírito positivo.

Assim, sempre que começar a sentir-se desmotivado basta acionar o seu gatilho motivacional e certamente irá conseguir ultrapassar os obstáculos que surgirem daí para a frente!

 4ª Regra: Aprenda constantemente

Achar que já sabemos tudo, fazer tudo exatamente da mesma maneira, dia após dia, é dos caminhos mais rápidos para atingirmos a fadiga comercial.

O mercado está em constante mudança, as necessidades e processos de compra de clientes estão sempre a sofrer alterações.

Nem sempre é fácil conseguir entender o porquê de não estarmos a conseguir atingir os mesmos resultados quando estamos a aplicar exatamente os mesmos processos que sempre geraram resultados positivos.

Então, este é o meu conselho para si:

Para evitar a fadiga comercial, procure acompanhar todas as evoluções do mercado e procure constantemente aprender para que tenha diferentes soluções que o vão levar a atingir todos os seus objetivos!

Por fim, quero apenas dizer-lhe que vão sempre haver motivos para que se sinta comercialmente fatigado, mas o impacto que terá ou não, apenas depende de si!

Continuação de muitos Sucessos,

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