Joe Girard é um nome estranho para muitos portugueses, mas a verdade é que este vendedor tornou-se um ícone nos Estados Unidos no que toca ao mercado das vendas. O seu sucesso atingiu o pico quando ele foi considerado pelo Guiness como o melhor vendedor do mundo. Por isso trazemos para si, neste artigo, um pouco da história e das estratégias utilizadas por Joe Girard.
Quando era mais novo Girard era um jovem muito pobre e por isso começou o seu primeiro negócio aos 11 anos, engraxando sapatos. Dormindo em caixas de cartão durante várias noites, Girard foi crescendo e até aos 35 anos pouco conseguiu, fazendo com que ele se considerasse um vendedor fracassado nessa altura.
Pouco depois Joe Girard decidiu começar no negócio da venda de carros. Porém, o dono do stand não queria aceitá-lo e Girard fez uma proposta interessante: apenas ganharia pelos clientes que trouxesse de fora do stand. Ou seja, ele não poderia tentar vender àquelas pessoas que naturalmente iam ao concessionário. Ele seria obrigado a procurar estratégias para trazer pessoas ao stand e assim formalizar a venda.
Foi então que ele começou a realizar telefonemas, que culminaram na sua primeira venda! No mês seguinte, Girard vendeu 18 veículos e acabou por ser…despedido. Isso porque muitos colegas reclamavam que ele seria demasiado agressivo com os clientes e seria prejudicial para a empresa. Por isso, o seu patrão acabou por mandá-lo embora.
Mas isso não preocupou Girard, que no mês seguinte foi trabalhar para outro stand e a partir daí começou uma carreira de renome. Aqui estão alguns dos records de Girard:
- Vendedor com mais vendas de carros num dia (18)
- Vendedor com mais vendas de carros num mês (174)
- Vendedor com mais vendas de carros num ano (1425)
- Vendedor com mais vendas de carros em 15 anos (13 001)
Algumas das estratégias eram bem simples e inovadoras ao mesmo tempo. Aqui vão algumas ideias:
- Ele deixava os cartões de visita em todos os locais onde ia.
- Girard dava um cartão de visita a todas as pessoas que compravam um carro e dizia que, caso essa pessoa o indicasse como vendedor e ele ganhasse a venda, Girard daria 50 dólares de oferta.
- Girard enviava uma mensagem personalizada a todas as pessoas que compravam os seus carros. Para ele, a venda começava após o cliente assinar contrato e não antes.
- Todos os meses, em dias diferentes, Girard enviava aos seus clientes uma mensagem a lembrar que ele vendia automóveis e que agradecia se indicassem amigos para o stand dele.
E vocês, vendedores, o que fazem de diferente? Já conheciam a história de Joe Girard?
Boa semana,
INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?
Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.