Joe Girard: um exemplo para todos os vendedores!

Nov 6, 2013

Joe Girard é um nome estranho para muitos portugueses, mas a verdade é que este vendedor tornou-se um ícone nos Estados Unidos no que toca ao mercado das vendas. O seu sucesso atingiu o pico quando ele foi considerado pelo Guiness como o melhor vendedor do mundo. Por isso trazemos para si, neste artigo, um pouco da história e das estratégias utilizadas por Joe Girard.

Quando era mais novo Girard era um jovem muito pobre e por isso começou o seu primeiro negócio aos 11 anos, engraxando sapatos. Dormindo em caixas de cartão durante várias noites, Girard foi crescendo e até aos 35 anos pouco conseguiu, fazendo com que ele se considerasse um vendedor fracassado nessa altura.

Pouco depois Joe Girard decidiu começar no negócio da venda de carros. Porém, o dono do stand não queria aceitá-lo e Girard fez uma proposta interessante: apenas ganharia pelos clientes que trouxesse de fora do stand. Ou seja, ele não poderia tentar vender àquelas pessoas que naturalmente iam ao concessionário. Ele seria obrigado a procurar estratégias para trazer pessoas ao stand e assim formalizar a venda.

Foi então que ele começou a realizar telefonemas, que culminaram na sua primeira venda! No mês seguinte, Girard vendeu 18 veículos e acabou por ser…despedido. Isso porque muitos colegas reclamavam que ele seria demasiado agressivo com os clientes e seria prejudicial para a empresa. Por isso, o seu patrão acabou por mandá-lo embora.

Mas isso não preocupou Girard, que no mês seguinte foi trabalhar para outro stand e a partir daí começou uma carreira de renome. Aqui estão alguns dos records de Girard:

  • Vendedor com mais vendas de carros num dia (18)
  • Vendedor com mais vendas de carros num mês (174)
  • Vendedor com mais vendas de carros num ano (1425)
  • Vendedor com mais vendas de carros em 15 anos (13 001)

Algumas das estratégias eram bem simples e inovadoras ao mesmo tempo. Aqui vão algumas ideias:

  • Ele deixava os cartões de visita em todos os locais onde ia.
  • Girard dava um cartão de visita a todas as pessoas que compravam um carro e dizia que, caso essa pessoa o indicasse como vendedor e ele ganhasse a venda, Girard daria 50 dólares de oferta.
  • Girard enviava uma mensagem personalizada a todas as pessoas que compravam os seus carros. Para ele, a venda começava após o cliente assinar contrato e não antes.
  • Todos os meses, em dias diferentes, Girard enviava aos seus clientes uma mensagem a lembrar que ele vendia automóveis e que agradecia se indicassem amigos para o stand dele.

E vocês, vendedores, o que fazem de diferente? Já conheciam a história de Joe Girard?

Boa semana,

Equipa

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