3 coisas para fazer durante o próximo trimestre com a sua equipa de vendas

Abr 9, 2014

É verdade: janeiro, fevereiro e março já eram. Estamos a entrar em abril e as desculpas de que “estamos no início do ano” já não se adequam.

Passo 1

Por isso, está na hora de parar e pensar em duas coisas:

– No que foi feito até aqui

– No que pode ser feito para que os próximos três meses sejam melhores que os três anteriores

O primeiro passo para analisar os resultados é reunir-se com a sua equipa de vendas e conferir:

As metas que tinham sido definidas até março: Foram cumpridas? Se não foram, quais os valores que conseguiram atingir?

O planeamento para os primeiros três meses do ano: Seguiram as estratégias definidas? Se não o fizeram, qual foi o motivo?

Os resultados esperados: Foram aqueles que esperava? Foram melhores ou piores? Quais os motivos?

Fazer uma reunião e perceber o “estado” das suas metas é fundamental, caso contrário continuará a trabalhar sem um modelo de negócios que seja mensurável.

Passo 2: Já analisei. E agora?

Mais do que analisar é necessário depois partir para a ação. Em grande parte dos casos, o problema dos maus resultados estão relacionados com as metas. Não na falta de metas em si (definir objetivos é algo comum para uma empresa…), mas sim na má definição desses mesmos objetivos.

O erro muitas vezes está na “qualidade” dessas mesmas metas…

Se a sua empresa não conseguiu atingi-las, aqui estão algumas das soluções que pode experimentar:

– Alterar as metas: Os números são apenas uma base para o caminho que você quer atingir. Se as suas metas não foram concluídas, tente modificar esses mesmos valores. Adaptar os objetivos às situações deve ser algo constante na vida de qualquer líder.

– Menos metas: Se a sua equipa está com problemas em chegar aos números que pretende, experimente ter menos metas. Muitas vezes o excesso de objetivos confunde a sua equipa. Não se esqueça, menos é mais.

– Modificar estratégias: Se os números estão corretos, talvez o erro esteja no processo de vendas. A sua equipa tem um método de vendas? Consegue mensurar todos os passos que foram dados?

– Mini metas: Uma das estratégias que esta menina de 12 anos ensinou a todos nós é que é necessário definir mini metas antes de se pensar em atingir os números finais. Se quer que a sua empresa venda mais ao fim de três meses, analise os seus números semana a semana ou mês a mês.

– As pessoas certas no lugar certo: Muitas das vezes, os vendedores não atingem metas pela sua falta de capacidade, mas sim pela falta de paixão em realizar aquelas tarefas. Tente perceber se os membros da sua equipa estão distribuídos pelas tarefas certas. A motivação por vezes não é uma questão pessoal, mas sim de posicionamento dentro da equipa.

Passo 3: Última dica…

Outras das coisas que você, enquanto líder, pode fazer, é utilizar metas emocionais. Para isso, preparamos um vídeo que vai ajudá-lo como fazer:

E vocês líderes, têm conseguido cumprir os vossos objetivos de 2014?

Boa semana,

Equipa

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