5 razões para não perder um único programa do Shark Tank Português

Mar 20, 2015

Certamente já ouviu falar do Shark Tank, um programa que é transmitido desde 2013 na Sic Radical através da versão norte-americana e que inicia hoje, a sua versão portuguesa.

O conceito do programa é bastante simples: um grupo de empreendedores apresenta, individualmente, a sua ideia de negócio a um painel de 5 investidores, chamados “tubarões”. No final de cada apresentação, os tubarões dão a sua opinião sobre o projeto e colocam as questões que considerem relevantes para a tomada de decisão.

Posteriormente, os investidores decidem se se retiram do projeto ou se entram com uma oferta de investimento ao empreendedor, geralmente em troca de uma percentagem do negócio e/ou propondo royalties sobre as vendas futuras.

O programa é Líder de audiência nos Estados Unidos e o objetivo agora é “replicar” esta estratégia, desta vez com investidores portugueses.

Neste artigo, damos-lhe 5 razões para assistir a todos os programas do Shark Tank. Temos a certeza que vai aprender muito enquanto Líder ou Vendedor se assistir a este programa.

Confira as 5 razões:

1. Realidade portuguesa

Por mais que o programa na versão norte-americana possa ser interessante, a verdade é que a versão portuguesa vai trazer uma realidade completamente diferente. Certamente vai aprender muito com a experiência deste 5 empreendedores, que conhecem o mercado nacional como poucos.

O que irá aprender: Veja como eles analisam o mercado nacional e conhecem a sua realidade. Poderá utilizar esse conhecimento no próximo contato com um cliente.

2. Momento da venda

Cada empreendedor tem poucos minutos para apresentar a sua ideia e convencer os Tubarões de que o seu negócio é realmente um bom investimento. Por esse motivo, cada apresentação é uma verdadeira aula de vendas. É possível ver como alguns empreendedores têm o dom da palavra e sabem como apresentar a sua ideia; enquanto outros não conseguem explicar o porquê do seu negócio ser uma ideia tão interessante.

O que irá aprender: Preste atenção ao momento da venda. Analise o que eles fazem de certo e errado durante esses minutos e como isso influencia a decisão dos Tubarões.

3. Foco nos números

Na Sucesso em Vendas acreditamos que as equipas com resultados estão focadas em números e em atingirem metas. E os Tubarões também seguem este hábito na hora de investirem (ou não) num negócio. Repare como eles analisam cada pormenor, prestam atenção às principais métricas e fazem perguntas concretas aos empreendedores.

O que irá aprender: Que todos os empreendedores de sucesso estão focados em números e que isso é fundamental para qualquer negócio. Repare nas principais métricas que eles seguem em cada negócio.

4. Debate

Apesar do segredo para ter um dos tubarões como sócio é fazer uma boa apresentação, a verdade é que o momento de debate que acontece após a apresentação também é extremamente relevante.  São longos minutos de perguntas e respostas que vão ajudar os Tubarões a decidirem se devem apostar (ou não) naquele negócio.

O que irá aprender: Veja como os empreendedores tentam influenciar a opinião dos Tubarões após a apresentação. Algumas das estratégias que eles utilizam podem ser aplicadas no seu dia-a-dia de vendas.

5. Dividir para reinar

Nem sempre as negociações ocorrem da forma que os Tubarões ou os empreendedores queriam. Em muitas situações, uma das partes tem que ceder para que o negócio possa ser fechado.

O que irá aprender: Em qualquer situação de venda, é necessário saber ceder para que ambas as partes fiquem a ganhar. Durante o programa, repare como mesmo os Tubarões, muitas vezes aceitam perder uma percentagem do negócio apenas para conseguirem concluir a compra.

E no seu caso, vai assistir à estreia da versão portuguesa do Lago de Tubarões? E quais são as suas expetativas para este primeiro episódio?

Boa semana,

Equipa

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