2014-10-equipa-comercial

Os 5 segredos das equipas comerciais felizes

Como manter uma equipa comercial feliz e motivada? A resposta e esta pergunta vale muitos milhões.

Durante os últimos anos, a Sucesso em Vendas teve o prazer de trabalhar com centenas de equipas comerciais e tem reparado que existem alguns padrões de comportamento que deixam essas equipas felizes (ou infelizes).

Para ajudar a sua equipa comercial a ser mais produtiva e motivada, reunimos aqueles que são para nós os 5 segredos das equipas comerciais felizes.

1. A comunicação é direta e constante

A comunicação constante entre os vários membros da equipa é um dos fatores de felicidade das equipas comerciais. Aquelas que são felizes estão constantemente em contacto, cada elemento da equipa dá a sua opinião com o objetivo de melhorar os resultados da empresa.

Se a sua equipa comercial está infeliz, aumentar o volume de comunicação pode ajudar.

2. Compartilham as dificuldades

Para ter uma equipa unida, é necessário que os vários elementos compartilhem as suas dificuldades. Transmitir uma imagem de “forte e intransponível” que não corresponde à verdade só vai prejudicar o desenvolvimento da equipa.

Além disso, compartilhar dificuldades leva a que o Comercial seja ajudado pelos outros membros da equipa, aumentando igualmente a ligação entre todos.

3. Encontros pessoais constantes

Sabemos que na prática não é fácil, mas por vezes é necessário substituir a comunicação por email pela comunicação presencial. Pessoalmente conseguem abordar-se temas mais profundos e a sinceridade na comunicação aumenta.

Na Sucesso em Vendas, gostamos de reunir as equipas no mínimo 1 vez por mês, para treinar as dificuldades do “agora” e preparar para enfrentar os obstáculos dos 30 dias que se aproximam.

4. A equipa participa no processo de decisão

Deixar a equipa comercial participar no processo de decisão faz que ela sinta que faz parte do projeto. Cada vez que tiver de fazer uma mudança ou acrescentar algo, peça a opinião da sua equipa comercial.

É algo que dá mais trabalho, é certo. Seria mais fácil decidir tudo sozinho! Mas mais fácil não é sinónimo de melhores resultados e certamente, com uma decisão conjunta, a equipa comercial só tem a ganhar.

5. Plano a seguir

As equipas comerciais felizes têm um plano traçado. Elas sabem o que fazer em cada situação! E se não souberem, recorrem aos pontos 1 e 2 deste texto!

E a sua equipa comercial está feliz? Se a resposta foi “não”, comece por desenvolver estes pontos.

Boa semana,

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.