2014-01-medo-de-vencer

Três passos para contornar o medo de ser bem sucedido

Parece não ter muita lógica o título deste texto, mas a verdade é que muitos profissionais têm medo de serem bem sucedidos. Não que eles não queiram ter sucesso, mas muitas vezes esse medo está associado ao receio de terem desafios que não são capazes de cumprirem. E isso acaba por paralisá-los, mesmo que muitas vezes eles não dêem conta de que isso está a acontecer.

Esta situação afeta tanto líderes como vendedores e neste texto vamos explicar três passos que pode seguir para contornar essa situação. Em primeiro lugar é necessário identificar o medo. Ele está relacionado com o medo da fazer má figura? Ou com o medo de não ter capacidades suficientes? Ao perceber que tipo de medo tem estará mais próximo de dar o passo seguinte que é…

perceber se o seu medo é real! Existe alguma base concreta que justifique esse medo? Ou ele apenas é fruto de suposições suas? Uma das formas de perceber isso é avaliar esse medo como sendo físico ou mental. Se tiver medo de dar o próximo passo por razões financeiras, esse poderá ser um medo compreensível. Se por outro lado, o medo for mental, cabe a si encontrar estratégias para adequar-se à situação e evoluir como profissional.

O terceiro passo é perceber que é impossível não sentir medo. Poderá criar estratégias para contornar esse medo, mas a verdade é que todos somos preparados geneticamente para sentirmos medo e isso é bastante útil durante toda a vida, porque nos ajuda a refletir perante certos cenários.

A melhor forma de vencer esse receio é expor-se a ele. Obviamente que existem outros passos a seguir, mas expor-se a ele é um desses primeiros passos.

O quarto passo, que é um passo “bónus”, é criar um plano para enfrentar esse medo. Torna-se mais confortável enfrentar o medo quando sabemos o que devemos fazer nas mais variadas situações. Por isso, escreva num papel os passos que deve seguir e proponha-se ao sucesso!

Nós, na Sucesso em Vendas, estamos aqui para ajudar a sua equipa ou empresa a atingirem o sucesso. Clique aqui e saiba como podemos ajudá-lo a construir um plano para ser bem sucedido para a sua equipa de vendas!

Boa semana,

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.