Como fazer um telefonema de prospeção eficaz

Jul 8, 2015

Sabe quem fecha mais negócios no mundo das vendas? É o Profissional que faz mais telefonemas de prospeção, que vende com mais emoção, que nunca desiste e que não tem medo de vender! Afinal de contas o sucesso depende de cada um de nós!

Antes de fazer o primeiro telefonema do dia é importante definirmos os nossos objetivos. Devemos fazer uma lista dos contactos a ligar, definir o que pretendemos vender e pensar que temos de dar o máximo em cada telefonema, porque cada contacto pode ser uma venda. Tome nota: Se demorar mais de 15 minutos está a perder tempo!

Após definir a sua lista de contactos, é hora de ligar! Sabe quem é a pessoa de contacto? Sabe como se chama? Sabe o que a empresa faz? Então está preparado! É só marcar o número e já está. Tome nota: Caso não tenha informação é importante que faça uma pesquisa na internet para tentar descobrir o máximo de informação possível sobre a empresa e pessoa de contacto (o Google e o LinkedIn são duas ferramentas essenciais).

Na hora de ligar sorria, seja simpático, direto e tenha convicção na voz. Quem atendeu foi a telefonista? Então não “despeje” tudo nela, identifique-se e peça cordialmente para falar com quem quer. O responsável não está? Agradeça a disponibilidade e pergunte qual o horário mais oportuno para voltar a ligar.

Agora é hora de passar ao próximo contacto. Quando falar com a pessoa responsável seja direto, assertivo e venda a sua empresa, produto e ou serviços com entusiasmo e paixão. E mais importante de tudo não se esqueça de dar o seu máximo! Se o cliente disser que “não”, entenda o porquê e não desista, muitas vezes o “não” é só um mecanismo de defesa para “despachar a conversa”. REGRA: Antes de terminar cada chamada marque sempre um compromisso com o responsável.

Quer seja ligar no dia seguinte às 8:00 horas da manhã, quer seja enviar um e-mail com a proposta mais detalhada. Assim que desligar não se esqueça de tomar nota de tudo o que achou relevante na conversa. Porque quando voltar a ligar vai estar mais próximo do cliente. Mesmo com um telefonema vencedor o cliente não comprou, ou não mostrou interesse? Não faz mal! Não compra hoje, mas vai comprar um dia. Mantenha contacto com ele, envie artigos que ache que ele vai gostar, novidades e faça um elogio sincero quando for possível.

Tal como um atleta de alta competição para fazer bons telefonemas é necessário esforço e convicção. Se quiser fazer telefonemas de prospeção ainda mais eficazes, clique aqui e entre em contacto connosco. Boa semana, e lembre-se: O medo é o inimigo da vitória e a coragem o combustível dos campeões!

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