Vendedores Digital: 3 regras de ouro para vender através do email marketing

Out 23, 2014

Depois de termos dado algumas dicas sobre como melhorar as suas vendas através do Facebook e do LinkedIn, chegou o momento de explicarmos como pode aumentar as suas vendas através do email marketing.

Apesar de ser uma das ferramentas de divulgação mais antigas, a verdade é que o email marketing é extremamente eficaz. Ele continua a ser utilizado por todos e com o crescimento dos smartphones, a sua utilização passou a ser ainda mais instantânea.

Agora já não é necessário esperar várias horas para alguém consultar um email. Ele está em todo o lado, à distância de um simples clique.

Mas para que o email marketing possa ter algum impacto nas suas vendas, é necessário que saiba trabalhá-lo de forma eficiente.

Ao longo deste artigo, vamos partilhar 3 ações que são fundamentais para qualquer vendedor. Comecemos pela mais importante…

1. Tenha uma forma de capturar emails

Para começar a trabalhar o email marketing você precisa de ter… emails. Então, muito antes de pensar em estratégias, deve focar-se na angariação de novos contactos. Existem atualmente várias formas de fazê-lo, mas a mais eficaz é ainda a base de dados da sua empresa.

Quando um novo cliente compra algo da sua empresa, é normal que você peça algumas informações tais como o nome, o telefone e o… email! Então, o primeiro passo será começar a trabalhar com essa base já existente.

Além dos clientes que já compraram os seus produtos, pode, igualmente, começar a pedir os contactos de email das pessoas que estão interessados nos seus produtos mas que ainda não compraram. Aqui vão alguns exemplos do que pode fazer:

– Ofereça algum desconto a quem fornecer as suas informações, entre as quais deve estar, obviamente, o email;

– Ofereça um período de teste a quem fornecer o email;

– Dê acesso a conteúdos exclusivos para quem estiver na sua base de emails.

2. Não seja chato!

Acima de tudo, o email é uma ferramenta de contacto pessoal. Infelizmente, muitas empresas ainda continuam a usar o email marketing de uma forma aborrecida, enviando emails extensos e sem interesse.

São quase panfletos institucionais em formato de email!

A solução para isso, é ser um pouco mais pessoal. Experimente escrever emails que mais parecem uma mensagem para um amigo. Este é, por exemplo, o último email enviado pela Sucesso em Vendas

“Bom Dia do Vendedor! Sim, hoje é o dia em que comemoramos o Dia do VENDEDOR, do Realizador de Sonhos, do Solucionador de Problemas e peça fundamental para o sucesso comercial de qualquer empresa. Luciano, aproveite o dia de hoje e surpreenda os seus Vendedores, aliás convide toda a empresa a dar os Parabéns à equipa comercial. Eles merecem, sabe porquê? Porque sem eles muito provavelmente nenhum de nós teria trabalho, sem vendas não há empresas, por isso é que a profissão de Vendedor é uma das mais antigas da história da humanidade. A pensar nisso, também eu tenho uma prenda para todos os vendedores, clique aqui e veja qual é! Vamos começar o mês com grandes vendas Pedro Ruivo”

Viu como em nenhum momento fomos demasiado institucionais?

Ser pessoal resulta. E muito!

3. Pare de falar no seu umbigo

Eu, eu e eu. Existem vendedores que trabalham o email marketing apenas focados no “Eu”.

“Olhe o que a nossa empresa fez!” ou “Conheça o nosso último produto!” são apenas alguns exemplos do que mais vemos por aí.

É certo que o email marketing serve para vender, mas também é verdade que ele não serve apenas para isso!

Em alguns emails, foque-se em ajudar o seu cliente. Compartilhe com ele dicas, casos de sucesso ou dê até conselhos na hora de escolher o seu produto.

Isso vai ajudar a que ele goste de receber os seus emails e acima de tudo, que se lembre de si na hora de escolher um produto dessa categoria!

Agora que já conhece as 3 ações fundamentais para ter um bom email de marketing, é hora de aplicar. Só vai conseguir perceber o resultado dos seus emails, quando começar a enviar.

Boa semana,

Equipa

Equipa

Sucesso em Vendas

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

0 Comments