2013-07-lideres-e-gestores

Você é um líder ou um gestor? Saiba a diferença

Você é um líder ou um gestor? Saiba a diferença

É raro um líder ser um gestor ao mesmo tempo e vice-versa. Isso acontece devido às diferentes habilidades que são necessárias, pois bem, é difícil conseguir ser as duas coisas ao mesmo tempo. E é bom para uma empresa que tenha estes dois tipos de profissionais, pois assim é mais fácil ter um equilíbrio estrutural.

Mas para perceber qual deles você é, é necessário olhar para as características de cada um. Em primeiro lugar os líderes são pessoas capazes de reunir os seus funcionários em torno de uma visão. A sua crença é tão forte que os funcionários acabam naturalmente por segui-lo. Os líderes também costumam estar dispostos a assumir riscos.

Por outro lado os gestores são mais responsáveis por levarem os funcionários a fazerem determinada tarefa. Eles normalmente olham para um todo e sabem como dividir essa tarefa em vários passos. Os gertores são, naturalmente, mais pragmáticos e não gostam muito de arriscar.

Podemos acreditar que normalmente as empresas são líderes por um destes dois profissionais. E isso reflete-se na estrutura organizacional. Mas pergunto: qual o melhor tipo de líder? Isso depende sempre do tipo de negócio e das pessoas que trabalham nessa empresa. Alguns preferem ser liderados pelos líderes enquanto outros preferem os gestores. O mais importante é mesmo perceber que tipo de líder você é, conseguindo assim destacar os seus pontos fortes e disfarçar os pontos fracos.

E você, que é líder ou gestor?

Abraço

Tags: No tags

Comments are closed.