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Como conseguir o “Sim!” do seu cliente!

15 de Outubro de 2015
por Pedro Ruivo
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Como conseguir o “Sim!” do seu cliente!

Sabemos que para vender o seu produto ou serviço é essencial captar a atenção do seu cliente. Quando faz uma reunião com o seu cliente é essencial que saiba transmitir a sua mensagem da forma mais adequada. Analise estes 7 pontos e execute-os para obter o “Sim!” tão desejado.

  • Faça uma pesquisa sobre o seu cliente.

É importante conhecermos o nosso cliente para adequarmos o nosso discurso e método de venda durante a reunião. Isto irá facilitar a venda do nosso produto ou serviço, anunciando os pontos fortes no ponto de vista do cliente e a resposta às suas necessidades, que se identificaram durante a pesquisa. Utilize o motor de pesquisa do Google e as redes sociais para executar esta pesquisa de forma a alcançar bons resultados.

  • Planeie a reunião com antecedência

O planeamento permite estruturar a reunião de forma a focar-se nos pontos principais e dando maior relevância à mensagem que quer transmitir ao cliente. Com este planeamento vai transmitir uma imagem de responsabilidade e organização, eliminando os espaços vazios durante a reunião, porque desta forma sabe sempre o seguimento a tomar.

  • Treino o seu discurso

Prepare o seu discurso atempadamente e procure pensar em questões que o seu cliente lhe poderia fazer. Note que é importante explorar todas estas possíveis questões para ter uma resposta pensada e “na ponta da língua” para dar ao seu cliente.

  • Demonstre: Seja prático!

Não adianta estar a falar teoria se não demonstrar o que realmente faz o seu produto ou serviço. Procure demonstrar para que serve e como se faz. Desta forma capta a tenção do cliente e ele ficará a saber na prática como funciona o produto/serviço e poderá ver a sua aplicabilidade no seu caso.

  • Mostre resultados

Não basta apresentar as vantagens do seu produto/serviço e a forma como funciona se não mostrar os resultados que o seu cliente pode conseguir alcançar. Se tiver a possibilidade de mostrar os resultados alcançados por outros clientes seus, faça-o. É uma forma de demonstrar confiança no seu produto/serviço e que existem resultados comprovados.

  • Peça Feedback

É importante pedir feedback ao cliente sobre o que lhe está a apresentar, para ter a certeza que ele está a compreender a sua mensagem. Desta forma compreende também o que lhe está a agradar mais e pode utilizar isso para impulsionar a sua venda.

  • Termine com um compromisso

Analise os aspetos comportamentais do seu cliente e verifique se ele ficou encantado com o seu produto/serviço. Se detetar sinais de compra por parte do seu cliente avance para o fecho da venda. No caso de o seu cliente estar indeciso ou precisar de pensar peça-lhe a previsão de uma data para lhe dar uma resposta. É essencial marcar este compromisso para ficar a saber a altura certa em que o deve contactar, no caso de ele não lhe dar nenhum feedback da sua proposta. De certa forma, o cliente vê o seu profissionalismo e tenta cumprir este prazo, dando-lhe uma resposta.

Experimente executar estes 7 pontos e partilhe connosco a sua experiência em conseguir o “Sim!” do seu cliente! Esperamos pela sua partilha!

Um fantástico Outubro com muitos SIM´s, Pedro Ruivo

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