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O Planeamento existe para falhar!

Já está a preparar a próxima semana? 😉


Hoje, queremos partilhar consigo como pode fazer um planeamento comercial que realmente gera resultado!


Muitas vezes observamos vendedores a “desperdiçarem” o seu tempo com planeamentos pouco focados em resultados e por consequência os mesmos acabam por não aparecer.


Assim, a regra número um para qualquer tipo de planeamento começa com a resposta à pergunta, “qual é o resultado que quero alcançar?”, ou seja, objetivo!

Este objetivo deve ser claro (número) e deve claramente, ter um prazo!


A segunda regra é ação, o resultado que quer conquistar depende das ações que vai fazer para lá chegar.

E ao definir as ações tente novamente ser o mais claro possível. Por exemplo, ao visitar um cliente que sabe que é mais visual, leve um produto consigo para ele poder ver e claro, comprar!


A terceira regra é tão importante quanto as outras é, monitorização.

Porque acredite quando lhe dizemos, o planeamento existe para falhar!


Por isso, é fundamental que nesta etapa defina:

1. Quais os kpi’s que vai acompanhar e que lhe vão dizer se está no bom ou mau caminho;

2. Qual a periocidade com que vai analisar esses kpi’s.

Relativamente ao último ponto a resposta correta é, diariamente! 


Se já construiu um planeamento bastante completo no início do mês, a revisão diária do mesmo, servirá apenas para corrigir alguns detalhes que possam ser necessários.


No entanto, entre o início e final do mês precisa de ter alguns momentos para parar e olhar com “mais atenção” para o que já conseguiu atingir e para o que ainda falta para chegar ao seu objetivo, que deverá acontecer no final de cada semana, onde consegue claramente ter uma imagem (e resultados) de tudo o que aconteceu na sua semana.


Posto isto, pare, reflita e evolua as ações que está a colocar em prática, de modo a garantir que no final do mês vai estar onde quer.


Nunca realize um planeamento, por mais completo que seja, sem definir momentos de análise. Quando der conta, pode ser demasiado tarde. 

A equipa Sucesso em Vendas

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