4 Passos para ter a Inteligência Emocional a seu favor!

No mundo dos negócios, por vezes, é complicado trabalhar com todas as emoções que surgem durante o dia e por isso é importante saberes lidar com elas.

Além disso, as emoções das outras pessoas também nos afetam, logo, temos de encontrar uma solução para recuperar a harmonia. É aqui que entra a inteligência emocional!

A Inteligência emocional é a Capacidade de reconhecer e avaliar os seus sentimentos e daqueles que o rodeiam.  Uma ferramenta poderosa que com as dicas certas e a compreensão dos gatilhos mentais vai conseguir utilizar a seu favor!

E hoje partilho consigo 4 passos muito simples, que pode aplicar no seu dia a dia, e que o vão ajudar a compreender melhor as emoções:

  1. Autoconsciência: Neste ponto tem de identificar as suas emoções e os seus gatilhos. Perceber quando e como é que pode usar os seus sentimentos a seu favor e quando se estás a deixar afetar por emoções menos positivas. Estas emoções podem ter um impacto negativo nas suas vendas e é essencial contornar isso. O importante aqui é conseguir adaptar as suas emoções à situação que vai enfrentar! Você consegue!

 

  1. Controlo Emocional: Não é possível reprimir a origem das emoções, mas pode questioná-las para perceber se elas realmente fazem sentido. O mundo e o nosso trabalho estão em constante transformação, e temos de aceitar isso. O melhor é não resistir e disponibilizar as nossas emoções para receber essas mudanças. Para isso mantenha o foco nos seus objetivos para os atingir com excelência. Lembre-se que as emoções são contagiosas, ninguém gosta de ficar ao lado de pessoas negativas. Tenho a certeza de que vai conseguir atingir mais vendas com esta dica!

 

  1. Consciência Social: É quando você consegue compreender e entender os sentimentos e emoções da outra pessoa. Se compreender porque é que o seu cliente ainda não está confiante em relação ao seu produto vai conseguir procurar abordagens alternativas e encontrar a solução para realizar mais uma venda com sucesso! Por isso, não se esqueça de se colocar na posição do seu cliente e ver em que aspetos pode melhorar para conseguir vender mais e melhor.

 

  1. Gestão de Relacionamentos: Para este ponto o essencial é trabalhar os conflitos que possam existir entre as ideias, sentimentos ou interesses das equipas. Estes conflitos podem ser resolvidos com a partilha de conhecimento, feedbacks e orientações. Para ser um bom líder não se esqueça de ouvir as opiniões das suas equipas e orientá-los para um objetivo comum. Tem a função de os inspirar e reforçar as suas virtudes e assim conseguir gerar um impacto positivo na sua equipa que o irá apoiar nas suas iniciativas!

De certeza que com estas dicas vai conseguir compreender muito melhor as emoções que estão por trás de uma boa venda. Hoje vender exige muito de nós, mas sei que vai conseguir!

E para o ajudar a alcançar melhores resultados em vendas estamos a realizar diagnósticos de oportunidades de vendas de forma online e grátis, com base nas 10 melhores práticas de vendas em tempos acdc (antes do covid | depois do covid) que identificamos nos clientes de consultoria sucessoemvendas.pt/casos-de-sucesso/ desde 2006.

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Boas vendas!

Pedro Ruivo

Pedro Ruivo

CSO – Crazy Sales Officer

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