6-etapas-para-conquistar-um-cliente

6 Etapas para conquistar um cliente

Depois de passar o período de férias, um dos nossos clientes demonstrou preocupação num assunto muito falado na área comercial – como conquistar clientes!

E por isso, decidi escrever o artigo abaixo onde partilho 6 etapas para conquistar um cliente:

1. Defina o cliente alvo

51% do sucesso na área comercial está no planeamento, por isso esta é a etapa mais importante para conquistar um cliente. Saiba exatamente quem é o seu cliente alvo e, parta para a ação.

2. Seja proactivo

Não fique sentado à espera que os clientes o procurem, tome a iniciativa e faça a 1ª abordagem, quer seja por telefone, email ou até presencial. E nesta primeira abordagem esqueça a clássica abordagem “Bom dia Sr. Cliente, gostaria de lhe apresentar a nossa empresa”. Aborde o cliente com uma solução para um problema que ele tem, que pode ser resolvido, ou com uma informação de algo que ele ainda não sabe, mas que será uma mais-valia para ele. O objetivo é que no final da 1ª abordagem o cliente sinta que falou com alguém que o está a ajudar e não com um “chato”.  Atenção: esta pro-atividade deve manter-se nos passos seguintes.

3. Contacte-o na semana seguinte

Após o 1º contacto com potencial cliente não fique à espera que seja ele a ligar-lhe e a pedir os seus produtos/serviços, isso está fora de questão. Continue proactivo e ligue-lhe na semana seguinte, mas seja ousado, não fale de vendas! A nossa dica: veja o facebook da empresa, site, baixe as newsletters, coloque o nome da empresa no seu Google Alert e acompanhe as suas publicações. Assim, tem um argumento para ligar e dar os parabéns pelo dinamismo que a empresa tem. Este é o segredo para vender: fale de tudo menos do que a sua empresa vende, principalmente nestes primeiros contactos.

4. Seja um bom ouvinte

Fazer perguntas sobre o cliente e como está a correr o negócio é fundamental para quebrar o gelo. Mas sabe o que é ainda mais importante? Lembrar-se sempre das respostas. A nossa dica: planeie devidamente as perguntas que quer ver respondidas e ouça o cliente até ao fim. Dê importância a tudo o que ele partilha consigo e, tudo o que achar revelante para si e negócio, registe.

5. Faça-o sentir especial desde o 1º dia

Todos nós gostamos de sentir que somos especiais. E os nossos clientes não são uma exceção! Sabe como o pode fazer? Na próxima visita/contacto com um cliente, escolha um produto novo, ou algo que ele ainda não conhece e faça a seguinte abordagem: “Sr. Cliente, tenho aqui o produto x, mas como a sua opinião é importante para mim, pode partilhar comigo o que acha dele?”. O objetivo não é vender o produto, mas sim pedir a sua opinião sobre ele. Deste modo ele fica encantado por considerarmos a sua opinião importante, e por não tentarmos vender.

6. Mostre o seu valor, sempre!

É importante que os clientes nos vejam como um parceiro de negócios, e não como um vendedor. Quando somos vistos como um parceiro, é sinal que o cliente confiança em nós, na nossa empresa e nos nossos produtos/serviços. Na sua carteira de clientes, quantos os vêm como um parceiro? Então mãos à obra! Peça-lhes opinião sobre o seu trabalho, e depois use essa ferramenta para conquistar mais clientes. Sabe como é que nós na Sucesso em Vendas fazemos? Gravamos vídeos onde os nossos clientes explicam o trabalho desenvolvido com a nossa ajuda, o resultado alcançado e também porque nos recomendariam. Veja os vídeos aqui.

Nós temos conseguido conquistar clientes através dos nossos vídeos. E na sua empresa, tem conseguido conquistar clientes? Gostava de conquistar mais? Nós podemos ajudar. Clique Aqui e agende para reunião connosco.

A continuação dos maiores Sucessos em Vendas!

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.