Aumente as Vendas da sua Loja com uma Boa Gestão de Stock

Out 29, 2020

A última década trouxe uma tendência quase que unânime para as lojas físicas. A área de exposição de produtos (show room) aumentou e a capacidade de armazenamento (stock) diminuiu.

Praticamente todas as empresas apostam na “rotação de stock”, com uma frequência de entregas de material mais elevada no ponto de venda. Obviamente que isso exige um planeamento do stock e um investimento logístico muito maior.

Mas tudo pode ser em vão se a equipa de loja não souber gerir bem o seu stock, com análises eficazes e ações corretivas feitas atempadamente.

Veja agora algumas das ações no stock da sua loja que podem fazer toda a diferença nas vendas.

 

Corrigir Ruturas:

Com certeza este é o primeiro ponto a ser corrigido. Rutura de stock é o período de tempo em que o armazém fica sem unidades de determinado produto. Por exemplo, imagine que vende em média 5 unidades de um produto por dia na loja, e que recebe o material apenas às segundas-feiras, porém, o produto em questão normalmente termina na quinta-feira. Isso significa que está a perder 10 vendas deste produto entre sexta e sábado (considerando que domingo a loja está fechada).

Como corrigir isso? Aumente os stocks mínimos.

No exemplo dado, o stock mínimo da loja é de 20 unidades, o ideal seria 30.

Agora imagine que isso está a acontecer com vários produtos e que a maioria dos clientes preferem comprar na concorrência do que esperar que cheguem à sua loja.

Próximos passos: Analisar quais são os produtos mais vendidos e verificar se os stocks mínimos estão adequados. Depois reúna a sua equipa e em conjunto verifiquem quais são os produtos que os clientes costumam pedir na loja mas que por falta de stock não conseguem ter. Agora é só corrigir no sistema.

 

Rotação de Stock:

Outro ponto que pode incomodar muito é a quantidade de produtos “parados” no armazém. Afinal de contas, quanto mais tempo um produto fica parado no armazém mais está a perder margem, ou seja, a empresa está a perder dinheiro.

Também é importante lembrar que este produto parado ainda está a ocupar espaço que poderia ser aproveitado por outro que vende mais, ou por produtos que a loja não possui (novas coleções por exemplo).

Próximos passos: Faça uma análise dos produtos sem venda há mais de 60 dias. Identifique ações para potencializar a venda desses produtos – vou sugerir 3 possibilidades:

  • Melhor exposição do produto (montra e show room);
  • Campanha interna com desafio para incentivar a equipa a vender esse produto (prémio para quem vender mais unidades);
  • Preço especial para incentivar os clientes a comprar.

 

Acerto de Stock:

Tudo o que falámos até agora é ótimo e funciona – posso  garantir porque já coloquei em prática e obtive ótimos resultados com estas ações. Mas só funciona se o seu stock físico estiver alinhado com o que consta no sistema informático.

Muitos são os erros operacionais cometidos pela equipa que podem prejudicar a estratégia de vendas de uma loja.

Veja alguns exemplos:

  • Errar no código de um produto ao receber mercadorias em loja – Consequência: vai sobrar um e faltar outro no stock.
  • Errar no código de um produto ao registar uma venda no caixa (geralmente confundem-se por produtos da mesma família ou tamanhos diferentes) – Consequência: vai sobrar um e faltar outro no stock.
  • Deixar uma encomenda do cliente reservada por muito tempo – Consequência: Vai constar um produto no sistema informático que não pode ser vendido e que não receberá reposição.

Próximos passos:

  1. Capacitar a equipa para minimizar os erros operacionais;
  2. Etiquetar todos os produtos da loja (show room e armazém) – assim também vai diminuir os erros;
  3. Criar uma rotina de conferências para deixar o stock sempre alinhado (sistema vs stock físico) – a minha dica são conferências semanais dos produtos mais vendidos.

Tenho trabalhado com lojas e pontos de vendas nos últimos 20 anos e cada vez mais percebo que o operacional pode potencializar o comercial.

Neste momento de Covid, sabemos que o fluxo de clientes em loja diminui. Sendo assim, cada pessoa que entra pela porta da loja é de fundamental importância para o negócio.

Não podemos perder vendas por ruturas que poderiam ser evitadas ou por erros no sistema informático causados por falta de atenção.

A Sucesso em Vendas Portugal faz um trabalho de acompanhamento e formação in loco nas lojas de nossos clientes.  Também desenvolvemos uma formação específica para as lojas recuperarem vendas perdidas em 2020 com o Natal.

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Um grande abraço e ótimas vendas!

Pablo Kellner

Pablo Kellner

Consultor da Sucesso em Vendas Portugal

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