Elas competem diariamente nos nossos areais em pleno verão, a Bola de Berlim versus a Bolacha Americana. Cada vez que observava o vendedor ficava com uma dúvida, o porquê de a Bola de Berlim ser mais barata do que a Bolacha Americana. 1,20€ para a Bola versus 1,50€ para a Bolacha. Eu pensava, mas a Bola de Berlim deveria ser mais cara, quando olho para ela do ponto de vista exterior, tem mais ingredientes, a massa, o creme, o açúcar. Enquanto que a Bolacha Americana é só mesmo uma bolacha estaladiça…
Ganhei coragem e questionei o simpático e criativo vendedor que todos os dias, veste a sua T’shirt com o logo da melhor Bola de Berlim do mundo e com o seu sino e sorriso que contagia os veraneantes.
– “Pode-me explicar porque a Bolacha Americana é mais cara 30 cêntimos (25%) do que a Bola de Berlim?” e ele respondeu,
– “Sabe, é que a Bolinha chega ao final do dia e se não a vender já não a consigo vender amanhã, enquanto que a Bolacha Americana posso vender amanhã ou noutros dias.” Aaah, simples. Não tinha pensado que o fator crítico de princing era a durabilidade do produto.
Desta forma deu para fazer algumas reflexões, que decidi para partilhar consigo para aplicar no seu negócio:
- Ser vendedor é entender as variáveis que influenciam o preço e ter a capacidade de as explicar ao cliente ajuda muito na venda;
- Como vendedor, quando o cliente nos questiona, usar a técnica do sorriso e da explicação sincera ajuda muito;
- Se tem mais do que um produto para vender e quer estimular mais as vendas de um, aumentando a sua rotação de venda, trabalhar com a variável preço pode ajudar;
- Quando o cliente diz que está caro, ter uma argumentação credível para a apresentar a cada cliente, de forma que ele entenda o porquê.
Obrigado Vendedor das melhores Bolas de Berlim e Bolacha Americana pelo ensinamento.
Bom Verão para todos, com Bolas de Berlim ou Bolachas Americanas 🙂
Abraço,
INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?
Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.