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Como aumentar vendas nas férias

25 de Junho de 2019
por Sucesso Vendas Portugal
férias, verão, praia, óculos

Está quase de Férias? Eu também!

Sem dúvida que as férias trazem felicidade e esta, traz melhores resultados! As férias são uma pausa no nosso ritmo de trabalho onde podemos “recarregar baterias” e voltar cheios de energia para vender mais e melhor!

Mas apesar de ser verão e as férias estarem à porta, nós enquanto vendedores não nos podemos esquecer que temos objetivos para cumprir e clientes para manter satisfeitos! Dessa forma é necessário antecipar as diversas situações que podem ocorrer durante esse período para que nós e os nossos clientes tenhamos umas férias fantásticas!

Eu acredito que se antecipar estas situações, irá vender mais nestas férias:

1º Pense como melhorar as férias dos seus clientes

Os clientes são o nosso principal foco e nós queremos mantê-los satisfeitos. E uma ótima estratégia para isso é pensar: “Quando é que eles vão de férias? Quando vão regressar?” e “O que posso fazer por eles, de forma a terem umas férias mais descansadas e regressarem ao trabalho da melhor maneira?”. Transforme-se no “gestor de férias” dos seus clientes! Se antecipar a venda antes dele ir de férias e deixar tudo preparado para quando ele voltar ter o que necessita para produzir, vender e fazer dinheiro, de certeza, que vai se destacar da sua concorrência!

Por falar em “Gestores de férias” vou partilhar consigo a história de um campeão de vendas que conheci numa unidade hoteleira de renome, ele, para além de vender as férias aos clientes, acrescentava valor, esperando o cliente no dia da chegada, preparando todas as atividades para a família, ele tornando as férias dos seus clientes num verdadeiro prazer. E é isto que eu quero que leve para o dia a dia, apresente um excelente nível de serviço e de qualidade de forma a mostrar aos seus clientes que se importa com eles. Mostre como a intervenção humana ainda faz a diferença.

2º Veja o seu histórico de vendas de anos anteriores e aja.

É muito importante ver o seu histórico de vendas dos anos anteriores e perceber quais foram as grandes vendas que fez, antes e depois de ir de férias e também durante o seu período de férias quais foram as solicitações de clientes e de que forma pode antecipar essas vendas e mostrar proatividade para o seu cliente, fazendo-o sentir-se especial e mostrando-lhe que você realmente se preocupa com ele e procura antecipar as suas necessidades.

Para antecipar vendas tem de mostrar o benefício adicional ao seu cliente, ou seja, o que ele vai ganhar, e esse benefício pode ser garantir entrega mais rápida, preço mais baixo, garantir stock ou até garantir um serviço adicional.

A minha dica é: analise a sua situação atual de clientes e veja que vendas pode antecipar!

3º Treine a equipa

Não é fácil deixar todas as vendas finalizadas até ir de férias. Dessa forma há sempre maneira de contornar a situação e não ver a suas férias estragadas! O que eu sugiro é: perceba quais são os clientes que têm de ser acompanhados ao longo do seu período de férias e treine algum colega de equipa para fazer esses contactos! Essa preparação tem de ser feita de forma a que o cliente perceba que, apesar de ter ido de férias há alguém na empresa que o conhece tão bem como você. Transmita ao seu colega de equipa os gostos e preferências dos seus clientes, quais são os seus produtos habituais, qual costuma ser a forma de entrega, de que forma gosta de ser tratado, deixe um excelente trabalho de casa feito para que, quem o substituir faça um trabalho tão bom ou ainda melhor que o seu! Se seguir esta dica vai transmitir ao cliente que está a trabalhar com uma equipa de excelência, sintonizada e todos o entendem.

4º Deixe contactos programados e use o CRM a seu favor

CRM é muito importante nas vendas, e nesta altura de férias tem um papel ainda mais fundamental. Estas plataformas de gestão de relacionamento com os clientes, permitem a partilha e organização de informações chave dos seus clientes desde email, gostos até aos últimos contactos que estabeleceu, com quem falou e do que falou. Se costuma usar esta ferramenta poderá ir de férias mais descansado porque se alguém da sua equipa necessitar basta aceder ao sistema e verá toda a informação detalhada. Por outro lado também permite agendar contactos futuros e assim não precisa de se preocupar em ligar aos seus clientes nas suas férias, porque a pessoa que o substitui irá receber essa informação e fará os contactos por si, mantendo desta forma um nível de acompanhamento ao cliente de excelência deixando-os felizes e satisfeitos com o trabalho da sua empresa!

5º Desligar a ficha ou não desligar?

Esta questão pode deixar alguma polémica e cabe a cada um de nós decidir se queremos desligar totalmente a ficha ou não durante as férias! Claro que é necessário descansar e afastar-nos do trabalho e da nossa rotina, mas tudo depende da dinâmica do trabalho e do que deixou preparado antes de ir de férias!

Se deixou tudo preparado para a equipa assumir o seu papel, não precisa de se preocupar tanto com as vendas. No entanto, pode sempre lembrar-se dos seus clientes quando estiver a usufruir do sol, afinal de contas, eles são os grandes responsáveis por poder pagar as suas férias, por isso, porque não comprar um pequeno presente para os seus principais clientes? Tenho a certeza que irá destacar-se e brilhar perante os seus clientes mais importantes e quando regressar das férias, esta é sem dúvida uma excelente ação para alavancar as suas vendas.

Espero que tenha gostado destas dicas, ponha-as em prática e aumente os seus resultados em vendas durante as férias!

Boas férias e muitas Vendas!

Pedro Ruivo - CSO - Crazy Sales Officer

PS: Quer ajuda para implementar estas dicas? Preencha o formulário abaixo e vamos falar!

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