2013-03-lider-carismatico

Como ser um líder adorado pelos seus seguidores

Como ser um líder adorado pelos seus seguidores

Já demos aqui no nosso site alguns exemplos de artigos sobre liderança como este, este e este. Acreditamos que liderar uma equipa é uma tarefa árdua, que exige muito estudo e dedicação e daí dedicarmos tantos artigos ao tema. Hoje trazemos mais um para si: “Como ser um líder adorado pelos seus seguidores“.

Sim, estamos a falar daquele líder carismático, que deixa qualquer membro da equipa com vontade de ter um telefonema com ele ou de trocar algumas ideias. Certamente já conheceu uma pessoa com as características que estamos a falar. Mas o que será que essa pessoa faz para tornar-se tão carismática?

Em primeiro lugar, um líder adorado pelos seus seguidores toma decisões corretas na maior parte dos casos. Ele sabe que caminho seguir e raramente erra esse trajeto. As pessoas gostam de seguir líderes que acertam, que ajudam a levar a equipa para a frente e que poucas vezes dão passos atrás.

Mas além de tomar decisões corretas, o líder carismático prevê o futuro. Ele desenha aquilo que a sua empresa vai fazer e não reage apenas aos concorrentes. Quando o seu principal rival está a pensar em fazer algo, o bom líder já levou a sua equipa a fazer.

Outro ponto importante é o equilíbrio. As equipas detestam injustiças e quando um líder não é coerente nas suas decisões e atitudes, a probabilidade de existir uma revolta interna é muito grande. Por outro lado, um bom líder sabe ser equilibrado e ponderado, dando poucas vezes oportunidade para que existem injustiças na sua equipa.

Por último, um líder carismático força as outras pessoas a saírem da zona de conforto. Não existe nada mais desmotivador do que fazer sempre o mesmo e um bom líder sabe disso. Por isso, ele investe em conhecimento, aumenta as ferramentas das pessoas que trabalham consigo.

E você, tem tentado ser um líder carismático?

Tags: No tags

Comments are closed.