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Como Vender mais com Atitude e Assertividade

Vender mais e melhor é sem dúvida o nosso objetivo enquanto vendedores, mas diariamente seja em casa ou no trabalho enfrentamos dificuldades que nos fazem pensar em desistir dos nossos objetivos e é a postura que adotamos perante essas dificuldades que nos levam a alcançar ou não os nossos resultados.  

No outro dia estava a almoçar com uns amigos no Parque das Nações, em Lisboa e apareceu uma senhora que nos aborda com a história da sua filha que tinha um problema e pergunta se não queremos comprar uma rifa para ajudar, eu automaticamente dou 1 euro e ela responde-me “Não é 1 euro, são 2 euros.” e eu dei. De seguida questionou-me se eu quero ficar com a rifa e eu disse que não e nisto ela vira-se logo para os meus amigos e pergunta “Vocês vão comprar quantas?” nisto o meu amigo dá-lhe 10 euros e ela diz “ok, quer uma rifa?” e a minha amiga logo de seguida também dá 2 euros e ela volta a perguntar se quer uma rifa e rapidamente termina a venda e vai-se embora. Claro que nesta história há uma questão sentimental, mas não estou aqui para me focar na parte afetiva nem na questão da veracidade história é sobre o processo de venda que esta senhora utilizou que quero falar consigo! 

Esta senhora estava a vender uns simples papéis verdes e no espaço de 2 minutos conseguiu levar 14 euros e porquê? Porque teve atitude, foi assertiva e mostrou ter técnica! Quantas vezes não vamos na rua e vemos pessoas a pedir dinheiro? E muitas vezes acabamos por não dar, não por não querer ajudar, mas porque vemos muita gente a pedir. Mas esta senhora claramente que se diferenciou, ela estava com dificuldades em casa mas não deixou que isso a dominasse, saiu à rua, saiu da sua zona de conforto e foi ter diretamente com as pessoas com atitude e assertividade o que a levou a diferenciar-se e a vender! 

Esta senhora como nós no nosso negócio de certeza que ouviu muitos “nãos”, mas não foi isso que mudou a postura dela, continuou a abordar as pessoas e manteve a sua atitude e a técnica o que a levou a obter resultados. E é esta atitude que temos que levar para os nossos negócios, temos que focar-nos nos nossos objetivos e independentemente das dificuldades, conseguir motivar-nos para não desistirmos e chegarmos aos resultados pretendidos! 

Esta senhora deixou-me a pensar na técnica que usou e hoje vou partilhar consigo como aprendi num almoço com amigos o poder da atitude e da assertividade para fechar uma venda! 

Ser assertivo e ter atitude é determinante para sem bem-sucedido neste mundo complexo que é o das vendas! E o que é isto de atitude e assertividade? Atitude é a forma como nos comportamos e assertividade é quando convencemos alguém dos benefícios de fazer a compra. Mas atenção muitos vendedores confundem assertividade com agressividade, mas são coisas bem diferentes! A agressividade é quando se força alguém a comprar algo e assertividade é quando convencemos. 

Todos somos apaixonados por vendas e gostamos de fazer o bem aos outros e vou partilhar consigo o que pode tirar desta história para aplicar no seu dia à dia no seu negócio para fazer boas vendas: 

  

1- Saia da sua zona de conforto   

Se queremos ter resultados diferentes temos que fazer coisas diferentes! Muitas vezes para alcançarmos os nossos objetivos temos que sair da caixa e fazer coisas que à primeira vista podemos não gostar muito, mas temos que deixar de lado os nossos receios e desconfortos e evoluir, focando-nos no resultado final! Veja o exemplo desta senhora, abordar as pessoas na rua de certeza que a fez sair da sua zona de conforto, mas ela tinha um objetivo e deixou de lado os receios e conseguiu atingir resultados. É isso que tem que aplicar no seu negócio não tenha medo de mudar e fazer coisas novas foque-se nos seus objetivos e vai ver que vai alcançar os resultados que pretende! 
  

2- Seja assertivo 

No mundo de hoje todos temos pouco tempo são poucas as oportunidades que temos para interagir com os nossos clientes e ser assertivo é uma característica fundamental! Temos que aproveitar as oportunidades e usar tudo o que podemos a nosso favor, seja do ponto vista verbal ou não verbal para captar a atenção do cliente de forma positiva e impactante. Porque se ele parar para nos ouvir com atenção 51% da venda está feita. 

  

3- Aproveite o ambiente à sua volta 

Como vendedores é importante identificar as oportunidades à sua volta, há sempre coisas a acontecer e é fundamental olhar para além do óbvio e aproveitar essas oportunidades. Existem duas opções ou esperamos que as coisas venham ter connosco ou mexemo-nos e vamos ter com as coisas, veja o exemplo desta senhora foi ela que nos veio abordar se tivesse parada, num sítio, provavelmente não teria realizado a venda e é isto que pode levar para o seu negócio se tem uma loja em vez de estar dentro da loja à espera que os clientes entrem pode sair e interagir com estes de certeza que vai obter mais resultados! 

Agora é aplicar estas dicas no seu dia-a dia e vai ver que com atitude e assertividade vai fechar mais vendas! 

Abraço e continuação dos maiores sucessos! 

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