destruir-empresa

Quer Destruir a Sua Empresa? Siga Estes 5 Passos Infalíveis!

Gerir uma empresa é um grande desafio, mas destruir uma empresa é surpreendentemente fácil. Com algumas ações aparentemente inofensivas, qualquer negócio pode ser conduzido ao fracasso. E o pior? Essas práticas muitas vezes passam despercebidas no dia a dia agitado dos líderes e gestores.

 

Nas minhas experiências como consultor, tenho visto empresas a cometer erros básicos que as levam à beira do precipício. E adivinhe: na maioria das vezes, esses erros partem de decisões mal tomadas ou negligência dos líderes, incluindo os intermédios. Se ainda não se identificou com isso, permita-me mostrar-lhe os 5 passos garantidos para destruir uma empresa.

 

1. Não Entregar o Que Vendeu

Prometeu ao cliente o mundo? Agora, certifique-se de que a sua solução não está à altura das expectativas. Entregue tarde e com qualidade inferior, irritando o cliente e garantindo que ele não volte a comprar. O segredo? A diferença entre o que foi prometido e o que foi entregue. Um cliente insatisfeito não só abandona a sua empresa como espalha o seu descontentamento, destruindo a sua reputação.

2. Ignore as Solicitações dos Clientes

Para quê perder tempo a responder aos clientes que já pagaram? Ignorar chamadas e e-mails é uma forma eficaz de mostrar que não se importa. Ao deixar o tempo passar, a maioria resolve os problemas sozinha (ou não) e nunca mais volta. Se já consegue fazer isto sem remorso, parabéns! Está no caminho certo para afundar o negócio.

3. Não Tenha Especialistas na Equipa

Por que contratar especialistas se pode sobrecarregar a sua equipa com múltiplas funções? Colocar o vendedor a fazer entregas ou o chefe de vendas a substituir os comerciais é uma excelente maneira de criar caos. Todos fazem tudo e ninguém faz nada bem. E se a equipa se queixar de burnout? Deixe para mais tarde, afinal, todos temos que dar o litro!

4. Esqueça a Formação

A formação só atrasa o trabalho, certo? Melhor deixar que os colaboradores aprendam “à bruta” com os erros do dia a dia. Se surgirem problemas graves, sempre pode não responder ao cliente (ver passo 2). Afinal, porque desperdiçar tempo e dinheiro em algo tão “supérfluo”?

5. Não Perca Tempo com Análises

Analisar indicadores de desempenho, resultados de vendas ou inquéritos de satisfação? Para quê? Isso só leva a planos de ação, mais reuniões e trabalho extra. O melhor é ignorar os números e continuar a navegar à vista. E não se esqueça: reuniões são para quem gosta de conversar, não para quem está a trabalhar!

 


 

Estes são apenas alguns dos passos que tenho observado ao longo dos anos.

E sim, o tom sarcástico é intencional. A verdade é que empresas que evitam estas práticas conseguem evitar o fracasso. Quer saber o que fazer para não destruir a sua empresa? Vamos falar!

🔗 Leia mais sobre o insucesso comercial no nosso blog e descubra as melhores práticas para crescer com solidez!

 

Pablo Kellner

Consultor na Sucesso em Vendas Portugal

Tags: No tags

Comments are closed.