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O que o Sapateiro Louro me ensinou sobre Comunicação e Vendas

16 de Setembro de 2019
por Sucesso Vendas Portugal
O que o Sapateiro Louro me ensinou sobre Comunicação e Vendas

Com um mundo em constante evolução há profissões que cada vez se vêem menos, porque de alguma forma foram substituídas. Mas há coisas que são insubstituíveis como é o caso do contacto humano!  Poder olhar nos olhos do cliente, poder criar empatia, são coisas que uma máquina nunca vai conseguir substituir, e se conseguir mostrar o quanto é bom no que faz e que será impossível uma máquina fazer melhor, acredite em mim, nunca será substituído!

Hoje venho contar-vos a história de um sapateiro, o Louro que é a prova de que há coisas que são insubstituíveis e a importância que os pequenos detalhes de comunicação podem ter no nosso dia a dia enquanto vendedores!

A profissão de “Sapateiro” é uma profissão tradicional, e quando penso em sapateiro vem-me logo à memória os tempos de jovem e criança em que existia um em “cada esquina”. Mas a verdade é que hoje já não os encontramos com tanta facilidade e muito menos com a apresentação, a paixão e a energia que o Louro tem.

Com o Louro podemos aprender que para alcançar o sucesso não é preciso grandes investimentos em publicidade e comunicação, mas sim, ser apaixonado pelo que se faz e preocupar-se com todos os detalhes, para transmitir ao cliente o seu valor. Hoje decidi partilhar consigo o que o Sapateiro Louro me ensinou sobre Comunicação em Vendas e de que forma pode aplicar no seu negócio:

1º Paixão pelo que faz

Ao entrar na sapataria do Louro, apercebi-me logo do quanto ele gosta do que faz, a sua boa disposição, a sua energia e o seu sorriso são contagiantes.  A forma como ele cumprimenta o cliente, o trata pelo nome, tem sempre uma novidade para partilhar e a forma como ele se preocupa para prestar o melhor serviço ao cliente é claramente um dos segredos para o seu negócio ainda estar aberto!

2º - Os detalhes que podemos encontrar no seu espaço

Ao trabalharmos na nossa empresa é muito importante sentirmo-nos bem no nosso espaço para que o cliente também se sinta! E foi isto que mais me admirou neste sapateiro, que se encontra numa simples garagem, mas todos os detalhes que podemos encontrar no espaço tornam-no único.  É muito mais que uma garagem, é super envolvente, tem detalhes de arrumação, de organização, de comunicação com o cliente, dando ao cliente uma experiência fantástica, exemplos disso são: 

- SINALÉTICA EXTERIOR:  Ao chegarmos perto da “garagem” do Louro encontramos uma sinalética que é visível para quem vai a passar na rua, nesta sinalética o Louro consegue passar informações muito importantes para quem passa numa das avenidas mais movimentadas de Leiria, ou seja, quem vê esta sinalética consegue automaticamente perceber o que pode encontrar e que problemas pode resolver. 

O Louro nessa sinalética diz, o que faz, “repara calçado”, o benefício, que “tem um serviço rápido”, diz um diferencial, que “pinta vestuário em pele”, que é um diferencial porque já há poucas pessoas a fazerem este trabalho. 

Depois descreve todos os seus serviços e não se esquece de dois detalhes muito importantes, colocar o seu número e o horário. Depois ao aproximar-nos da garagem podemos encontrar escrito em letras grandes, "Sapateiro desde 1995", ou seja, o Louro mostra aos seus clientes que tem experiência na área há 24 anos, o que é sem dúvida uma mais valia e volta a ter uma sinalética com os seus contactos e os seus serviços, permitindo que os clientes percebam logo onde é o espaço.

A minha dica para as suas vendas é: mostre sempre ao seu cliente o que faz, de que maneira pode resolver os seus problemas e o que o diferencia dos outros, dessa forma vai aumentar de certeza as suas vendas.

- S.O.S SAPATEIRO: Ao aproximarmo-nos da entrada da loja do Louro encontramos uma caixa que diz S.O.S Sapateiro, que é um detalhe de Campeão. Nesta caixa os clientes podem colocar os seus sapatos para serem reparados caso a loja esteja fechada, e ainda tem um papel e uma caneta para os seus clientes deixarem o contacto e o que pretendem.

A minha dica para as suas vendas é: Arranje uma forma de facilitar a vida ao seu cliente, imprevistos podem acontecer, mostre ao cliente que se preocupa com ele e quer o melhor para ele.

- EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS: Tanto no interior como no exterior da loja do Louro podemos encontrar produtos expostos, na entrada encontramos uma exposição de sapatos permitindo ao cliente ver alguns dos trabalhos feitos pelo Louro e perceber qualidade do trabalho dele, no interior voltamos a ter produtos expostos como malas e cintos. Aqui podemos ver a importância dos estímulos visuais e a confiança que traz aos clientes.

A minha dica para as suas vendas é: Mostre ao seu cliente o seu trabalho, a qualidade que os seus produtos ou serviços têm e de que forma já ajudou outras pessoas no passado.

 

 

- DOIS PÁSSAROS: Ao chegarmos à sapataria do Louro encontramos 2 pássaros que fazem companhia ao Louro e também dão música aos seus clientes, e numa das Gaiolas tem o nome do pássaro e a sua data de aniversário o que mostra a importância que o Louro dá aos pequenos detalhes.

A minha dica para as suas vendas é: Mostre ao cliente algo que fique na memória deles, algo diferente que não pode encontrar em qualquer lado.

- BANDEIRA DE PORTUGAL E CATAVENTO: No exterior também podemos observar um catavento e uma bandeira de Portugal o que torna este negócio ainda mais tradicional.

A minha dica para as suas vendas é: Neste caso o Louro tinha um negócio tradicional e tem todos os elementos e todos os detalhes da sua sapataria alinhados com o seu negócio, e é isso que tem de fazer no seu negócio, colocar elementos que passem ao seu cliente o tipo de negócio e a mensagem que quer transmitir.

- O VESTUÁRIO DO LOURO: Ao vermos o Louro é impossível não repararmos na bata que este veste, uma bata de Cabedal que tem o nome dele. Outro detalhe muito importante é que o cliente ao entrar sabe logo qual é o nome dele, e esta bata transmite-nos tradição e profissionalismo, ou seja, ele é uma pessoa que domina o que faz, e sem dúvida alguma que consegue transmitir isso.

A minha dica para as suas vendas é: use o vestuário de acordo com o seu tipo de negócio e não se esqueça tenha sempre o seu nome visível!

 

 

- OS "ACESSÓRIOS" QUE PODEMOS VER AO LONGO DA LOJA: No interior ao olhar para todos os detalhes podemos logo observar outra das grandes paixões do louro, o Sporting. Clubismos à parte é muito interessante ver os detalhes que podemos encontrar, o Louro tem uma máquina, uma das suas ferramentas de trabalho, que está toda pintada de verde e com o emblema do Sporting. Para além desta máquina podemos encontrar outros detalhes como uma bandeira, que o Louro faz questão de mostrar aos seus clientes.

Claramente que o Louro gosta de conquistar os clientes com seu humor, para além destes detalhes sobre a sua paixão podemos encontrar várias frases que transmitem aos seus clientes mensagens importantes, mas nunca esquecendo o humor.

A minha dica para as suas vendas é: Mostre ao seu cliente a sua essência, todos temos os nossos gostos e as nossas paixões e para criar empatia com o cliente e fazê-lo confiar em nós e nada melhor do que mostrar um pouco de quem somos. O Louro é uma pessoa alegre e com um humor fantástico e é isso que ele passa aos clientes. E você no seu negócio dê-se a conhecer para criar bons relacionamentos com os seus clientes e fazer com que voltem a comprar!

 

 

Sem dúvida alguma que podemos levar o exemplo do Louro – O Sapateiro, para qualquer negócio, onde basta entrar no seu espaço que este já está a comunicar com os seus clientes! Leve isto para o seu negócio, mostre o que faz de si e do seu negócio único dê ao cliente uma experiência única que o vai diferenciar pela positiva.

Gostaria de saber como ajudamos empresas a melhorar as suas vendas? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contacto consigo para explicar.

Abraço e continuação dos maiores Sucessos,


Pedro Ruivo - CSO - Crazy Sales Officer

 

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1 comentário

Carlos Louro
2 semanas atrás

O meu agradecimento pelo reconhecerem o meu método de trabalho tudo o que faço e sempre em prólogo dos meus estimados quelientes o meu Obg pelo reconhecimento do meu trabalho