Este website usa tecnologias, como Cookies, de forma a personalizar a publicidade que vê. Porque a sua privacidade é importante para nós, estamos a pedir a sua autorização para usar estas tecnologias.

Aceitar

Quer falar connosco?Clique aqui

Tenha acesso a novidades e informações exclusivas

BLOG

Os 4 maiores erros de um vendedor principiante

31 de Julho de 2019
por Pedro Ruivo CEO Sucesso Vendas Portugal
Os 4 Maiores Erros De Um Vendedor Principiante

Existe uma grande diferença entre um vendedor experiente e outro que esteja na empresa há pouco tempo. A tendência para este último cometer alguns erros é muito maior. Porém, o vendedor menos experiente pode tomar algumas precauções para conseguir contornar esse fator e é sobre essas opções que vamos explorar ao longo do artigo. Identificamos quatro erros mas se conseguir evitá-los, conseguirá certamente alavancar a sua carreira de uma maneira muito mais rápida.

 

1. Culpar a empresa pelos erros: 

Quando um vendedor inexperiente se depara com os primeiros problemas perante o cliente recorre à saída mais fácil, que é culpar a empresa, ao invés de admitir os próprios erros. Nesses casos o objetivo é desviar a culpa de forma a ganhar a simpatia do cliente. O problema é que, para o consumidor, torna-se muito mais fácil desculpar o vendedor do que a própria marca/empresa, o que torna esta "desculpa" num problema ainda maior.

Sugestão: assuma os seus erros e nunca tente passar as culpas para outras pessoas. Errar é humano, mas não assumir as suas responsabilidades é falta de profissionalismo. Acredite que no longo prazo, valerá a pena.

 

2. Colocar a venda antes do interesse do cliente: 

Vendedores menos experientes querem resultados a todo o custo. E isso faz com que muitas vezes acabem por querer fazer a venda a todo o custo não dando importância ao interesse e necessidades do cliente, o que prejudica a empresa a longo prazo.

Sugestão: nunca tente vender nada que o cliente não precise, porque assim ele irá associa-lo ao vendedor que lhe quer impingir as coisas, e dificilmente voltará a comprar, e não como um vendedor "amigo" que se preocupa realmente em fazer bons negócios.

 

3. Não honrar os compromissos: 

A sede de resultados leva muitas vezes a que o vendedor menos experiente aceite fazer tudo aquilo que lhe pedem, ficando depois sem tempo para honrar os seus compromissos.

Sugestão: prometeu, cumpriu! Quando se compromete com o cliente, não falhe, mas, se por algum motivo não conseguir cumprir, avise o cliente ANTES e não depois. E evite assumir compromissos quando a sua execução não depende só de si.

 

4. Fazer apresentações "mentirosas": 

Os vendedores iniciantes sentem demasiada pressão nas primeiras vendas e então acabam por "exceder" nas suas apresentações, elevando as expetativas dos clientes com o intuito de conseguirem vender o produto. Porém, esta tentativa acaba muitas vezes por tornar-se frustrante para o cliente que adquire o produto mas não recebe os benefícios explicados pelo vendedor.

Sugestão: para não cometer este erro, faça perguntas. Antes de começar a "desbobinar" a sua apresentação, questione o cliente, de forma a conhece-lo melhor e direcionar a apresentação do produto/serviço com base nos benefícios que ele valoriza. Fale menos, ouça mais!

Gostava que fizessemos uma análise personalizada à sua equipa comercial de forma a melhorarem as suas técnicas de vendas? Preencha o formulário em baixo e nós entraremos em contacto.

Boas vendas!

Pedro Ruivo - CSO - Crazy Sales Officer

Pedido de Contacto:

* indicates required

Aceda à nossa política de privacidade aqui.

Poderá deixar de receber emails nossos a qualquer altura, basta clicar no link que aparece no rodapé dos emails que diz remover.

1 comentário

30 dicas essenciais para vendedores iniciantes | Sucesso em Vendas
3 anos atrás

[...] Não tente vender o produto, venda a solução que ele [...]