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A Grande Oportunidade Que A Pandemia Trouxe Para As Vendas Em Loja!

É verdade, a pandemia trouxe várias restrições para todos nós e os estabelecimentos comerciais não são exceção. É verdade, longe vão os tempos onde víamos lojas cheias de clientes. É verdade, longe vão os tempos onde víamos filas de clientes no “caixa” e não no exterior da loja. Tudo isso é verdade! No entanto é também verdade que todos estes desafios trouxeram com eles uma grande oportunidade para a venda em loja! 

Se é vendedor de loja, então este é o momento para deixar de ver a sua “loja meio vazia” e começar a olhar para ela como “loja meio cheia”. E porquê? Porque o cliente já não entra “só para ver”. 

Desde a reabertura dos estabelecimentos comerciais há um indicador que tem estado em destaque! Ao analisarmos exemplos reais de clientes da Sucesso em Vendas Portugal, em lojas de norte a sul do país, rapidamente foi possível perceber que a taxa de conversão (número de vendas / número de clientes que entram na loja), está a atingir números recorde! 

“A taxa de conversão aumentou, mas o número de clientes diminuiu” Atenção, eu disse que a pandemia tinha trazido uma grande oportunidade com ela, mas vai depender de si a forma como a aproveita.  

Quer saber como aproveitar esta oportunidade ao máximo? Vou partilhar consigo algumas ações que estamos a desenvolver e implementar com os nossos clientes e que estão a gerar resultados extraordinários!  

AÇÃO NRº1 – ATENDIMENTO PERSONALIZADO 

Antes do surgimento da pandemia, qual foi a última vez que teve a oportunidade de acompanhar um cliente desde o momento que entra na sua loja ao momento da sua saída sem que mais nada o interrompesse?  

Seja um “personal seller”, ou em português “vendedor pessoal”. 

“Mas o que é isso de personal seller?” – Vamos pensar num conceito mais comum o conceito de Personal Trainer. Personal trainer é alguém especializado que analisa a situação atual do seu cliente, e cria soluções à medida de acordo com as suas necessidades e/ou desejos, e é exatamente isso que tem de fazer quando o cliente entra na sua loja: 

  • Afirme-se como especialista na sua área; 
  • Mostre ao seu cliente que está dedicado a ele a 100%; 
  • Questione e escute, se não conseguir perceber o que levou o cliente a entrar na sua loja e qual é a necessidade e/ou desejo que ele procura resolver/satisfazer, vai tornar-se muito mais difícil aproveitar esta nova oportunidade; 
  • Por fim, ofereça a solução ideal para o seu cliente e faça vendas adicionais. 

AÇÃO NRº2 – VENDA ADICIONAL  

A venda adicional consiste fazer uma venda de maior valor em relação à compra que o seu cliente ia fazer inicialmente e pode ser feita através da venda de mais referências, mais quantidade ou através da venda de um “upgrade” do próprio produto. Mas para saber mais sobre como colocar este conceito em prática convido-o a ler o artigo que escrevi para a newsletter da Sucesso em Vendas Portugal na semana passada no link: https://bit.ly/2ZKt58m 

Se não quer voltar a perder conteúdos como este, subscreva a nossa newsletter em: https://sucessoemvendas.pt/newsletter 

AÇÃO NRº3 – DISPOSIÇÃO DOS PRODUTOS  

A disposição dos produtos em loja sempre foi importante e relevante. É certo que anteriormente existiam produtos que passavam despercebidos para os clientes, até porque geralmente existiam vários outros clientes em loja ao mesmo tempo, o que fazia com que cada cliente procurasse apenas pelo produto que pretendia, reduzindo assim a probabilidade de reparar em outros produtos. 

Neste momento, isso simplesmente não acontece. Não há enchentes, não há barulhos e movimentos dentro das lojas a tirar o foco ao cliente. O cliente tem atualmente uma visão 360º sobre todos os produtos em loja, por isso assegure-se que todos eles estão expostos, no mínimo, com uma apresentação apelativa. 

Sugestão: se tiver algum produto com excesso de stock ou que esteja com baixa rotação, coloque-o numa posição de destaque, muitas vezes essa pequena ação é tudo o que precisa para começar a escoar o produto! 

AÇÃO NRº4 – MONTRAS APELATIVAS 

Se antes do surgimento da pandemia as montras tinham apenas o objetivo de serem apelativas o suficiente para provocar o interesse ao cliente de entrar loja, neste momento, elas mantêm o mesmo objetivo mas ganharam outras particularidades, até porque no momento pós-covid os aglomerados de clientes acontecem no exterior das lojas. 

Como já referi no início deste artigo, as filas de clientes atualmente acontecem à entrada da loja, ou seja, o cliente irá reparar durante mais tempo e de forma mais detalhada em todos os pormenores da sua montra. Atualmente, o cliente já não repara na sua montra e entra para ver, ele repara na sua montra e entra para comprar. “Mas como posso aproveitar esta mudança?”  

  • A montra já não é um simples espaço para exibição dos seus produtos, mas sim o início da experiência que o cliente vai ter dentro da sua loja! 
  • Se o cliente está à espera na fila para entrar na sua loja, então ele vai comprar. Garanta que a sua montra alimenta o desejo de compra do seu cliente, pode fazê-lo divulgando promoções ou novidades que vai encontrar dentro da loja.  
  • Tenha uma montra interativa! Se tiver a possibilidade de colocar vídeos com demonstrações dos seus produtos e/ou feedbacks dos seus clientes, não hesite em fazê-lo! Esta é uma excelente forma de agarrar os clientes que estão à espera para entrar.  

Neste momento pode estar a pensar que tem menos clientes a entrar na sua loja, ou então pode estar a pensar que os clientes que entram são mais qualificados para o seu negócio, e acredite, não há nada melhor que um cliente qualificado para aumentar as suas vendas.  Os problemas têm a gravidade e o impacto que decidimos dar, a escolha é sua! 

Quer Aumentar as suas Vendas em Loja? Nós temos um Curso de Vendas em Loja que podemos adaptar ao seu negócio, para isso basta preencher o formulário abaixo e entrar em contacto connosco! 

Continuação de Grandes Sucessos,  

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