a-sua-equipa-de-vendas-esta-louca-jpg

A sua equipa de vendas está louca?

A SUA EQUIPA DE VENDAS ESTÁ LOUCA?

Espero que não leve a mal a pergunta.

No último post mostrei-lhe os 5 passos que tem de dar para ter uma equipa de vendas hipermotivada.

Mas faltou fazer uma pergunta. O que é, para si, “hipermotivada”?

É uma equipa “porreira”, que cumpre o que se espera? Uma equipa “normal”?

Ou é uma equipa realmente Louca Para Vender?

Equipas Loucas para Vender não se limitam a cumprir. Produzem resultados acima do esperado. Resultados loucos, mesmo.

Mas como saber se a sua equipa de vendas está só “motivada” – ou, de facto, Louca para Vender?

Na minha experiência identifiquei 8 Sintomas dessa loucura.

São 8 características das equipas com um grau de motivação acima da média. E que produzem resultados que também não são normais.

Faça o seu próprio diagnóstico: será que a sua equipa tem esses sintomas?

 

Sintoma 1: Mania de se automotivar

Numa equipa Louca para Vender, os comerciais não esperam que ninguém os motive. Cada um sabe que tem de se motivar a si próprio para alcançar resultados. Se estão sempre entusiasmados, não é por acaso: é porque cultivam esse entusiasmo. Assim contagiam os colegas e os clientes, e produzem vendas. A sua Equipa de Vendas tem essa mania?

Sintoma 2: Objetivos fora do normal

Equipas Loucas para Vender são movidas por metas e objetivos ambiciosos. Não são intenções. São mesmo objetivos: compromissos que cada um assume consigo próprio, de preferência por escrito. E sempre de forma específica e mensurável, para poderem monitorizar cada progresso. A sua equipa tem esse motor?

Sintoma 3 – Fobia a perder tempo

Comerciais Loucos para Vender sabem que cada minuto é uma oportunidade de trabalhar pelas vendas. Por isso estão sempre focadas na gestão do tempo. Chegam a ser picuinhas a separar o urgente do importante, a ter dias bem planeados, e têm fobia a tudo o que rouba tempo sem necessidade. E a sua equipa de vendas, valoriza assim o seu tempo?

Sintoma 4 – Obsessão pelo objetivo

Quando uma Equipa Loucas para Vender tem um objetivo de vendas, não pensa em mais nada. E, por pensar sempre no objetivo, mantém-se atenta, ativa e com a atitude certa. Sempre a colocar-se no lugar do outro. Sempre a escolher as palavras e os gestos em função do objetivo. A sua equipa de vendas tem essa obsessão?

Sintoma 5 – Tendência para ousar

Ser ousado não significa não ter medo. Significa conhecer o próprio medo – e encontrar novas formas de o enfrentar. Nas Equipas Loucas para Vender, objeções e “nãos” não geram rejeição: ajudam a aprender mais sobre o cliente, tornando a venda cada vez mais certeira. E a sua equipa, tem essa ousadia?

Sintoma 6 – Falta de jeito para desistir

Para uma Equipa Louca para Vender, obstáculos e insucessos não são razões para desistir. São desafios à sua criatividade e oportunidades para aprender. Persistência e força de vontade – mas sempre com inteligência – fazem parte da sua loucura. E a sua equipa de vendas, também tem essa falta de jeito?

Sintoma 7 – Queda para o entusiasmo

Nada é tão poderoso para fechar um negócio como o entusiasmo de quem vende. Por isso, numa Equipa Louca por Vender todos põem paixão em tudo o que fazem. Têm aquela convicção de quem acredita no que vende, e sabe que está ajudar o cliente a tornar a melhor decisão. E a sua equipa de vendas, também tem esse entusiasmo?  

Sintoma 8 – Vício de aprender

Aprender com os acertos e com os erros. Aprender com os outros ou com a própria experiência. Aprender pela observação, ou por estar sempre a estudar. Para uma Equipa Louca por Vender, tudo serve para descobrir novas ideias, novos conhecimentos, novos hábitos que ajudam a vender cada vez melhor. E a sua equipa, também tem esse vício?

Se a os seus comerciais têm estes 8 sintomas, saia da frente: com essa atitude, ninguém vai conseguir parar as suas vendas.

Mas, se ainda não têm este grau de motivação, tenho uma boa notícia: os sintomas que descrevi podem ser aprendidos e treinados. Mesmo a equipa mais “normal” pode transformar-se, com o treino certo, numa equipa hipermotivada. Que é como quem diz: Louca para Vender.

Boa semana com muita Loucura em Vendas!

 

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.