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Será que pensas como alguém de alta ou de baixa performance?

Quando se trata de aumentar os resultados nas vendas, é fundamental abordar alguns temas importantes, como por exemplo: o conhecimento de produtos, as técnicas de vendas, o conhecimento da carteira de clientes e também a capacidade de identificar (ou de criar) necessidades nos clientes. No entanto, não podemos deixar de falar em atitude.

Algo tão simples, mas que acaba por fazer com que todo o resto não faça sentido se não a tivermos. E claro, esta atitude precisa ser positiva. Em outras palavras, além de ser um bom técnico, o vendedor também precisa ser positivo e otimista. Veja no quadro abaixo o que diferencia o otimismo do pessimismo:

VISÃO SOBRE:

PESSIMISTA

OTIMISTA

A duração de um problema

Vai ser sempre assim (não muda)

Resultados ruins são temporários

A causa de um problema

Isso é assim mesmo (conformado)

Isso é resultado de algo que foi feito errado, precisamos corrigir

O responsável por um problema

Coloca a culpa nos outros

Não procura culpados, mas sim soluções

 

Identificou-se com qual das colunas? Espero que seja com a coluna do otimismo 😉.

 

Mas o otimismo também pode ser perigoso, pois existem dois tipos:

OTIMISMO REALISTA

OTIMISMO FRACO

Sabe que vai ser difícil (se prepara e geralmente tem bons resultados)

Acha que vai ser fácil (não se prepara e geralmente tem resultados negativos)

 

Nas vendas, ser um otimista fraco é tão mau quanto ser um pessimista. Esta forma de ver as coisas influencia diretamente o comercial no alcance dos seus objetivos, pois é a atitude que define o “ritmo” das ações que podem gerar mais vendas.

Quando estou numa formação nos nossos projetos de consultoria, gosto muito de fazer um exercício que vou partilhar consigo:

  1. Pense num objetivo difícil de atingir;
  2. Defina um prazo para atingir esse objetivo;
  3. Defina qual será o seu plano para lá chegar;
  4. Imagine que está com 50% do tempo decorrido e muito abaixo do objetivo.

Qual é o seu plano B?

E é aqui que muitas pessoas desistem (ou contentam-se com pouco). Um pensamento de baixa performance consiste em mudar o objetivo, ou seja, desistir do que se queria atingir, mas manter o seu modelo de trabalho. Enquanto o pensamento de alta performance consiste em mudar o plano de ação e manter o objetivo inicial! Pois se aquilo que estava a ser feito não está a dar resultado, precisamos mudar a estratégia para tentar chegar ao objetivo definido.

Vamos fazer mais um exercício para saber se o seu pensamento é de baixa ou de alta performance.

Responda à questão: O que é preciso acontecer para ter um dia perfeito no trabalho?

Analise a sua resposta:

  • Se aquilo que precisa acontecer para ter um bom dia de trabalho depende de si, ótimo (pensamento de alta performance).
  • Se depende maioritariamente dos outros (pensamento de baixa performance).

Espero que estes exercícios e explicações tenham proporcionado para si uma boa reflexão sobre a visão e a atitude necessárias para a alta performance em vendas.

Mas lembre-se, alta performance não significa estar a 100% todos os dias, mas sim ter consistência nas nossas ações que geram resultado.

Não parar, não desistir, não culpar os outros, não deixar de evoluir.

Despeço-me, deixando algumas dicas para tornar o seu dia ainda mais produtivo:

  1. Comece cedo e com vontade;
  2. Planeie o seu dia (o que vai fazer em cada cliente?);
  3. Identifique os seus momentos de maior energia do dia e, nesse período, faça o que é mais importante (não necessariamente aquilo de que mais gosta 😉);
  4. Faça blocos de tempo para as tarefas mais importantes (pesquise sobre a técnica Pomodoro);
  5. Reserve tempo para os imprevistos (por exemplo: se trabalha 8 horas, planeie 7 e deixe 1 hora reservada para os imprevistos do dia);
  6. Cuide da sua energia (faça coisas que gosta e que o deixam com mais disposição);
  7. Desconecte-se (ao fim do dia, desconecte-se dos problemas, do portátil e do telemóvel e desfrute de um tempo para si e para a família).

Se quer ter uma equipa de vendas de alta performance e sempre a evoluir, contacte a Sucesso em Vendas Portugal.

 

Pablo Kellner

Consultor & Coach
Sucesso em Vendas Portugal

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