as-3-licoes-do-rei-leao-para-as-vendas

As 3 Lições do Rei Leão para as Vendas

Se está no mundo das vendas há pouco tempo? Então este artigo é para si.

Quem não se lembra do Rei Leão? Do filme para pequenos que faz chorar os adultos! 

Se já não se lembra do filme, aproveite o novo remake para recordar esta grande história do Simba, uma cria de leão bastante ambiciosa, determinada, às vezes irresponsável, por vezes arrogante no caminho para se tornar o Rei Leão.

Eu fiquei tão inspirado com história que decidi partilhar consigo algumas atitudes que levaram o Simba a tornar-se no Rei Leão e que o vão ajudar a evoluir até ser um campeão das vendas!

1º- As pessoas de quem se rodeia, vão fazer a diferença na sua vida.

Vamos lembrar-nos de algumas das personagens do filme:

  • O seu pai, Mufasa – como pai teve sempre cuidado em protegê-lo ou salvá-lo de todas as peripécias que cometia, mas mais do que isso, em todas as vezes que tinha do defender, partilhava um conselho com ele e por mais que na altura parecesse não prestar atenção, no final de contas foram esses mesmos conselhos que o ajudaram a reconquistar o trono. Por isso, tente sempre ouvir os outros, os campeões de vendas ou chefes de vendas, só assim vai conseguir tornar-se num futuro Rei Leão das Vendas!
  • O seu tio, Scar – se bem se lembra, Scar foi um dos culpados de todos os problemas que surgem durante o filme. No entanto, o Simba é tão ou mais culpado do que o seu tio, que realmente não teve a capacidade de perceber que o Scar apenas estava ali para o prejudicar. Por isso, se tem algum Scar na sua vida, não siga os seus conselhos, simplesmente afaste-se dele. Pode acreditar, esses pensamentos ou atitudes negativas vão contagiá-lo e quando der conta as suas vendas vão simplesmente cair.
  • Timon e Pumba – “Hakuna Matata” ou em português “não tem problema”, quase que nem preciso de dizer mais nada. Mas com este dois podemos tirar uma grande lição. Nem sempre tudo vai estar bem, vão aparecer dificuldades, desafios, imprevistos e nesse momento vai ter que saber dizer “Hakuna Matata” – não fique preso ao que está a correr mal, não deite a toalha ao chão, pense sim que em cada erro, cada venda que corre menos bem, é uma oportunidade para melhorar. E acima de tudo, tem um Timon e um Pumba na tua vida? Eles são fundamentais.
  • A sua amiga de infância, Nala – Se tem um Scar na sua vida, então vai mesmo precisar de uma Nala também. Já pensou que se não fosse ela, o Simba nunca tinha tido a coragem de voltar e lutar pelo seu povo? Então aqui é muito simples, rodeie-se das pessoas que o motivam, que o fazem lembrar de quem realmente é e que lhe dizem “tu consegues”, são essas pessoas que o vão ajudar a chegar mais longe.

2º – Determinação e ambição.

Lembra-se de como o pequeno Simba era determinado e ambicioso? Pois é, ele sempre que metia algo na cabeça, simplesmente fazia, sem nunca desistir.

Obviamente, tudo isso trouxe-lhe alguns problemas. Mas lembre-se, estou aqui para lhe dizer como se pode tornar num Rei Leão e não como pode continuar a ser apenas um pequeno Simba.

Quer ser um grande campeão de vendas? Então vai precisar de muita determinação, vai definir o seu objetivo e em momento algum vai desistir dele, tal como o Simba.

Mas para não se meter em problemas ou falhar como aconteceu com ele imensas vezes, vai fazer uma coisa muito simples: planear! 

Tem o seu objetivo definido? Sabe onde quer chegar? Parabéns! Agora é altura de definir o COMO, ou o que precisa de vender por mês, por semana e por dia para chegar ao objetivo que se propôs.

No entanto, nem sempre as coisas vão correr como realmente planeou, mas “hakuna matata” campeão, mantenha-se determinado e a apontar para cima e dessa forma vai lá chegar!

3º – Se está nas vendas, então também está na selva!

No filme há um momento em que o Mufasa mostra toda a selva ao pequeno Simba e com isso mostra também até onde ele pode ir e quais são os perigos de ultrapassar esses limites.

Caso ainda não saiba, também você está na selva, a selva das vendas. E acredite que é tão ou mais competitiva do que as selvas com leões da vida real.

Agora diga-me, já olhou para a sua selva? Sabe os perigos e as oportunidades que vai encontrar?

Ao contrário do Mufasa, eu não lhe vou dizer até onde pode ir, pelo contrário, vou dizer para ir sempre em busca de mais.

No entanto, lembre-se que está na selva! Por isso há três pontos fundamentais: 

  • Conheça os seus clientes – tem de ter o máximo de informações sobre os seus clientes, tem de saber o que ele valoriza, o que ele precisa e apresentar-lhe a melhor solução para o seu negócio, senão tal como na selva é “comido” vivo!
  • Conheça a sua concorrência – pois é, há mais leões a lutar pela conquista desta selva. Por isso, tem que estar preparado, tem que conhecer a sua concorrência, quais são as suas vantagens e desvantagens, assim nunca vai ser apanhado de surpresa!
  • Conheça as suas vantagens – Agora que sabe o que pode encontrar, também tem que saber como vai enfrentar as adversidades da selva. E para se preparar para isso tem que saber quatro pontos fundamentais: conheça o seu produto, conheça o valor da sua empresa, saiba quais são os seus pontos fortes como comercial e por fim, estude e aprenda muito para lidar da melhor maneira com todos os perigos que vão aparecendo.

Agora diga-me, está preparado para ser o Rei Leão das suas Vendas?

Quer evoluir os resultados de vendas na sua empresa? Preencha o formulário abaixo, e entre em contacto connosco para perceber como o podemos ajudar a evoluir resultados de vendas na sua empresa.

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.