atraseimeparaareuniao

Atrasei-me para a reunião e …

… ganhei novas ideias para ter mais Sucesso em Vendas.

Vou partilhar o que aconteceu.

Tinha agendado uma reunião com o Pablo Kellner para as 14h00 sobre o status dos projetos de consultoria dos nossos clientes.

Acabei de almoçar e a caminho do parque de estacionamento vi um grupo de crianças a entrarem na Feira do Livro de Leiria. Já lá tinha estado com as minhas filhas, mas pensei “bem, vou lá voltar e descontrair um pouco”.

Mal entro ouço uma voz, “vamos iniciar a apresentação dos livros “A mãe é minha!” e “O pai é meu!”, pelo ilustrador Paulo Galindro”.

Como tenho os livros lá em casa, ganhei coragem e procurei uma cadeira disponível no meio de uma plateia com mais de 957 crianças.

Senti-me em casa! 😊

Bem, mal o careca Paulo entra no palco com umas jardineiras de ganga, uma alegria e entusiasmo bem ilustrado em 4D, senti que isto prometia, mas também me questionei como é que um jovem de 52 anos iria controlar aquela multidão que não parava de falar.

Mas a magia aconteceu. O seu olhar amigável, um tom de voz entusiasta, uns slides bem ilustrados e uma mensagem simples e divertida, provocou em todos uma admiração e silêncio incrível.

À medida que os minutos iam voando, tive uma verdadeira aula do que é uma boa comunicação em palco.

Uma irreverente apresentação pessoal, onde falou da sua ligação com o Nestum, de astronautas, da família e dos animais lá de casa.

Depois, a conversa ainda ficou mais séria e revelou como é a vida secreta dos seus livros. Ao longo deste período destacou as horas de trabalho, de dedicação, de foco, de pensar, desenhar, não gostar, gostar e voltar a não gostar e voltar a desenhar e a pensar. Ufff, até eu fiquei cansado.

Mas aquela magia de folhear as suas ilustrações e de entender a mensagem que os meus olhos captam para entrarem na história, tem muito trabalho ou amor. Como ele fez questão de referir, citando Carl Sagan: “Para pequenas criaturas como nós, a imensidão só é suportável através do amor.”

Quando surge o slide final “Obrigado”, as palmas ganham vida de uma forma bem ilustrada.

 

Obrigado, Galindro, pelas inspirações que me deste:

1 – faz o que gostas e te identificas, e se tens contas a pagar também o podes fazer;
2 – tens de sentir o propósito do teu trabalho, tens de ir ao fundo dos fundos para encontrares a essência e o diferencial;
3 – no final, o trabalho até fica bonito, mas a parte mais bonita é a mais feia, aquela onde fazemos riscos, erramos, tentamos, evoluímos e nos questionamos se é mesmo aquilo que queremos;
4 – em caso de dúvida nunca te esqueças: “Precisamos de tempo para descobrir o arco-íris que vive dentro de nós“.

 

Quando cheguei ao escritório pedi desculpa ao Pablo pelo atraso e partilhei com a Equipa o que aprendi no meio de mais 957 crianças, sobre o Paulo, a Ilustração, o Trabalho e a Vida.

E tudo isto pode ser aplicado para termos mais Sucesso em Vendas.

A conclusão a que chegamos foi: “existem bons atrasos também no meio empresarial!” 😉

 

Continuação de boas atitudes e muitos Sucessos em Equipa,

Pedro Ruivo

SSO – Sales Strategic Officer

Tags: No tags

Comments are closed.