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Como as notícias podem influenciar de forma positiva as Equipas Comerciais

Já teve a oportunidade de ver as previsões para este ano?

 

É verdade que o contexto atual não é o ideal, mas isto não é nada de novo.

Perante cenários de crise, existe sempre quem avance, existe sempre quem não perca perante a crise e sobretudo, existe sempre quem aproveite da melhor forma as oportunidades que surgem num momento como este.

Se por um lado o medo é usado em situações destas para “conter” multidões, por outro, existem notícias e factos reais que podem (e devem) ser usados para alavancar os níveis motivacionais de equipas de trabalho e foi o que aconteceu no fim de semana passado no Jornal da Noite da SIC.

O comentador, Luís Marques Mendes, apontou alguns dados que indicam que 2023 será um melhor ano do que aquilo que se previa anteriormente.

Se tem como foco o Mercado Europeu, existem indicadores positivos. Se por outro lado, o seu foco está no Mercado Nacional, as previsões são igualmente inspiradoras.

 

 

PREVISÕES NO CONTEXTO EUROPEU

 

Estes foram os indicadores partilhados durante o Jornal da Noite em relação ao contexto Europeu.

A Alemanha está fora da zona de recessão, a crise energética não é tão grave como o previsto, o inverno é o mais ameno dos últimos 70 anos, a União Europeia só usou metade do gás armazenado em comparação aos anos anteriores, os preços da energia caíram e as empresas estão a planear contratar mais.

 

 

PREVISÕES NO CONTEXTO NACIONAL

 

Quando o tema é Portugal, existem também indicadores bastante otimistas.

A confiança dos consumidores aumentou, em relação ao comércio e indústria a confiança também subiu. O turismo pode repetir os valores de 2019, o PIB vai ficar entre 1,3% e 1,5%, o desemprego irá manter-se estável nos 6% e por último, os fundos europeus vão triplicar face ao ano anterior.

 

 

O que lhe apresentamos aqui são factos.

Existem outros factos que talvez não sejam tão positivos? Sim, existem.

Mas para cada moeda existem dois lados e é você que escolhe o lado para onde quer olhar, e consequentemente, a sua equipa também.

Informação é poder, então, como pode usar esta informação para influenciar positivamente a sua equipa?

 

O primeiro passo será tomar consciência. Se parar para pensar, irá recordar-se que há pouco menos de um ano a guerra teve início e que tudo parecia que ia desmoronar, se recuar um pouco, irá lembrar-se da pandemia e tudo o que pensava que podia acontecer com ela.

Mas a verdade é, sobrevivemos. Conseguimos reajustar-nos em cenários notoriamente desfavoráveis, tudo o que temos que fazer agora é reajustar-nos num cenário mais favorável.

 

Depois de tomar consciência e de fazer o mesmo com a sua equipa, partilhe com ela estas informações e para cada um dos factos pergunte:

Esta informação é relevante para o meu negócio?

(caso a resposta seja afirmativa) Quais são as oportunidades que esta informação nos traz?

Como devo usar esta informação perante os meus clientes atuais e potenciais?

 

Ao fazer este exercício em equipa, fará com que ela tenha plena consciência das dificuldades atuais mas sobretudo das oportunidades que existem, porque no final de contas o melhor indicador que pode ter, é uma equipa motivada e a acreditar que é capaz.

 

Não sabemos se é do tempo da cassete, mas se é, lembra-se que cada uma tinha dois lados.

 

Olhe para a realidade como se de uma cassete se tratasse e escolha o lado mais favorável para ter mais Sucesso em Vendas e em Equipa.

 

 

Positivamente,

A Equipa Sucesso em Vendas

 

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