Colleagues giving a fist bump

Como criar conexão com a sua Equipa

Para liderar é preciso existir conexão entre o líder e a sua equipa, isso é um facto.

Mas o que temos percebido no acompanhamento de líderes que fazemos na Sucesso em Vendas é que muitos sentem dificuldade em criar esta conexão. Claro, também nos deparamos com muitos, os quais chamarei de “chefes” para diferenciar, que não dão o valor devido a este ponto.

Para os chefes apenas tenho a dizer que o seu trabalho é medido pelo resultado da sua equipa, logo, se não estiver alinhado com eles, o resultado dificilmente será positivo.

Voltando aos líderes, existem alguns que confundem a ligação que se deve ter com a equipa com algo mais pessoal, e ao invés de liderar levam a relação apenas para o campo da amizade.

Também existem outros que não conseguem superar as barreiras do relacionamento e acabam por definitivamente “perder” aquele elemento que faz parte do grupo.

Um psicólogo americano, chamado George Kohlrieser, especialista em liderança e negociação, criou uma metodologia que permite criar conexão com a sua equipa de forma produtiva.

Nós estamos a usar esta metodologia nas mentorias para líderes que fazemos com os nossos clientes de consultoria. Consiste em 3 ensinamentos simples:

Para liderar é preciso existir conexão;

Para existir conexão, não é preciso concordar ou gostar da outra pessoa;

Para criar conexão é preciso ter um objetivo em comum.

Baseado nestes 3 pontos conseguimos juntamente com os líderes comerciais criar um plano de aproximação das vossas equipas, sendo que tudo começa por definir um objetivo em comum com cada pessoa da sua equipa.

Depois basta definir as ações que juntos vão fazer para alcançar o objetivo.

Por fim, devemos eliminar as situações em que o foco está na pessoa, pois é neste ponto que os conflitos aparecem. E é aqui que muitos líderes ficam “bloqueados”, sem saber o que fazer.

Agora que já conhece o conceito, é hora de o colocar em prática. Siga o passo a passo:

Juntos definam um objetivo em comum;

Definam ações para chegar a este objetivo;

Definam a regularidade em que vão analisar juntos os resultados;

Comemorem cada vitória;

Se necessário, redefinam o plano.


Agora é consigo 😉!

Tenha ótimas vendas e conexões!


Pablo Kellner

Consultor da Sucesso em Vendas Portugal


INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.