Two monarch butterflies, Danaus plexippuson, drying wings on chrysalis

Como incentivar a mudança, na sua equipa, em 5 etapas?

Estamos a trabalhar num projeto de Consultoria com as Lideranças, de uma empresa industrial, que está a passar por um processo exaustivo de mudança relacionado com a nova estratégia de posicionamento no mercado.

Estas mudanças estão a ser desafiadoras e a exigir a um esforço significativo ao nível das várias equipas, dos diversos departamentos, para garantir que sejam implementadas com sucesso.

 

Após o diagnóstico e reflexão, em conjunto com o nosso cliente, de como deveria ser um processo de Mudança eficaz, definimos 5 etapas obrigatórias para incentivar a Mudança nas diversas equipas que estamos a acompanhar:

 

  1. Informar rapidamente – assim que se decida o que precisa ser mudado, informar de forma clara e rápida todos os envolvidos, usando um canal de comunicação que esteja acessível a todos.
  2. Espaço para aprendizagem – garantir que todos os líderes envolvidos no processo de mudança tenham a informação / competências necessárias para entender completamente a nova estratégia e como ela será implementada.
  3. Dar Feedback – fazer atualizações, reuniões de acompanhamento com os Líderes e dar feedback construtivo regular, de como está a evoluir o processo de mudança, é fundamental.
  4. Reforçar os comportamentos desejados – monitorizar o processo de mudança através de indicadores, para a equipa perceber o que é esperado e se a mudança está a evoluir conforme desejado. Só assim se consegue incentivar e reconhecer a contributo de cada um e/ou da equipa no processo de mudança.
  5. Promover a comunicação – é importante garantir que ao longo de todo o processo de mudança a comunicação seja eficaz, para que todos se mantenham alinhados na mesma direção e para haver abertura para admitir dificuldades e identificar oportunidades para melhorar.

 

Lembre-se: a implementação de Mudanças é um processo longo e requerer esforço e dedicação de todos, especialmente dos Líderes que devem estar comprometidos e disponíveis para orientar e apoiar a equipa durante todo o processo.

 

Se seguir estas 5 etapas para incentivar a Mudança nas suas equipas e assumir o compromisso, a Mudança será com certeza alcançada com Sucesso!

 

Catarina Cardoso
Consultora & Coach
Sucesso em Vendas Portugal

Tags: No tags

Comments are closed.