Como recrutar um vendedor campeão?

Nov 1, 2013

Todas as empresas querem um vendedor campeão. Ele garante resultados, traz motivação e melhora o ambiente da empresa. Porém, não é fácil encontrar um. Se por um lado é certo que o fator sorte pode ajudar, por outro, também é correto afirmar que grande parte do segredo está na contratação. Não é por acaso que muitas empresas têm vários vendedores campeões, enquanto outras, estão cercadas de maus profissionais.

Fazer um processo de seleção criativo é um dos segredos para conseguir contratar campeões. Vejamos algumas ideias que vão ajudá-lo a selecionar o próximo campeão de vendas.

1. Faça uma triagem inicial

Hoje, quando se procura um novo elemento para a equipa é normal receber “milhares” de emails, e na hora de escolher quem passa à entrevista perde-se o dobro do tempo. Para ajudar na primeira triagem dos currículos, façam um teste on-line, quem não responder fica de fora, pois se não tem interesse em responder a umas perguntas, não é a pessoa certa!

2. Analise a sua espontaneidade

Quando passar à fase das entrevistas na sua empresa, crie momentos inesperados nos quais pode analisar o vendedor fora do ambiente normal de entrevista. Convide-o para ir beber um café, ou almoçar fora do ambiente normal da empresa, de forma a que o vendedor fique mais descontraído. Assim consegue analisar a forma de estar dele, os pequenos detalhes que são importantes no dia-a-dia de vendas.

3. O que ele sabe sobre a nossa empresa?

Um vendedor campeão prepara-se para vender o seu produto. Ele estuda-o ao máximo e tem conhecimento de TODOS os seus pormenores. Uma das formas de identificar se ele tem essas características é fazer uma pergunta simples: o que você sabe sobre a nossa empresa? Se ele demonstrar que pouco ou nada sabe, passe para o próximo. Um vendedor que não se prepara para uma entrevista também não irá preparar-se para vender o seu produto.

4. Quem é o seu maior ídolo…

Os ídolos dizem muito sobre as pessoas. Se esse entrevistado disser que não tem ídolos, esqueça. Os bons profissionais procuram referências, espelham-se em grandes pessoas e fazem de tudo para serem semelhantes a esse ídolo.

Não tente apenas saber quem é o ídolo, tente também perceber o porquê e como ele aplica essas referências em prática! Se ele disser que o ídolo é uma inspiração porque é lutador, é uma pessoa eficaz e que é focado nos seus objetivos, e se mostrar que ele próprio é assim diariamente, acredite: você estará mais próximo de encontrar o seu vendedor campeão!

5. O que você faz fora do trabalho?

As atividades fora do trabalho dizem muito sobre aquele vendedor. Se ele for uma pessoa que não tem hobbies, que não se diverte fora do trabalho e que não tem ambições extra, esqueça. Escolha vendedores que, acima de tudo, amem viver. Só esses darão tudo pela sua empresa.

6. O que faria para melhorar a nossa empresa?

Mais do que um vendedor, você necessita de uma pessoa com ideias, proativa! O mercado atual já não trabalha com realizadores de tarefas que estão apenas focados em fazer aquilo que outras pessoas pedem. Procure acima de tudo líderes, mas líderes de si mesmo. Que tenham ideias, que ajudem a construir! Apontar defeitos todos sabem, mas um vendedor campeão procura as soluções para esses defeitos!

7. Simule uma venda!

Selecione o seu produto top de vendas e reúna toda a informação de venda disponível, dê algum tempo para o candidato estudar a lance-lhe o desafio dele simular uma venda desse produto com base na informação disponibilizada. Se você sentir alguma vontade de comprar o produto, acredite mais uma vez: você está ainda mais próximo de encontrar o seu vendedor campeão!

Analise em detalhe tudo o que o vendedor fez, mas acima de tudo analise o entusiasmo, a entrega e a paixão com que ele fez as coisas e o resultado que conseguiu alcançar com isso.

E se no final ainda tiver dúvidas, é porque ele não é a pessoa certa. Por isso, continue a falar com pessoas quando encontrar o seu campeão vendas, você vai saber!

Nota: se precisar da nossa ajuda neste processo de recrutamento clique aqui.

Abraço,

Pedro Ruivo

Pedro Ruivo

CSO – Crazy Sales Officer

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