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Competências TOP 10*

Estamos a passar por uma fase de transformação profunda, tudo ou praticamente tudo à nossa volta está a sofrer impactos desta transformação.

Esta transformação está a ser acompanhada de mudanças na sociedade, na economia e na política. A maneira como planeamos as nossas carreiras, como nos relacionamos com os nossos pares e lideramos as nossas equipas, também precisa ser ajustada.

É assim essencial focarmo-nos no Top 10 de competências segundo o Fórum Econômico Mundial. Todos os Anos, o Fórum divulga um relatório “The Future of jobs Report”, acerca das tendências do trabalho, elaborado por executivos, empresários e investigadores do mundo inteiro que discutem sobre vários temas relacionados com o futuro do trabalho.

Neste artigo, partilhamos as competências que acreditamos serem as mais críticas e mais valorizadas nos próximos anos para qualquer Vendedor ou Líder de equipa:

 

1# Criatividade

Pensar criativamente em alternativas para desenvolver novas ideias e respostas a diferentes questões e problemas.

2# Aprendizagem ativa

Compreender e aplicar na prática novas aprendizagens / informações na resolução de problemas e na tomada de decisão.

3# Resolução de problemas com eficácia

Usar a lógica e o raciocínio para identificar os pontos fortes e fracos de soluções alternativas, conclusões e/ou novas abordagens para resolução de problemas.

4# Pensamento crítico

Monitorizar e avaliar o seu próprio desempenho, o desempenho de outras pessoas e organizações para realizar melhorias e/ou tomar medidas corretivas

5# Proatividade

Estar disposto a assumir responsabilidades, desafios, assumir o comando e a oferecer opiniões / orientações.

6# Raciocínio lógico

Saber interpretar dados e informações para tomada de decisões, definição de estratégias e soluções.

7# Uso, monitorização e controlo de tecnologias

Domínio das ferramentas e equipamentos tecnológicos necessários para o desempenho da sua função.

8# Inteligência emocional

Capacidade de Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade. Estar aberto a mudanças (positivas ou negativas).

Manter a postura, controlar as emoções, controlar a raiva e evitar comportamentos agressivos, mesmo em situações difíceis.

Ser sensível e compreensivo para com as necessidades e sentimentos dos outros.

9# Persuasão e negociação

Unir outras pessoas e tentar reconciliá-las respeitando as suas diferenças.

Persuadir outras pessoas a mudar de ideia ou comportamento.

10# Ser orientado para o cliente

Saber interpretar os requisitos do cliente e apresentar a solução mais adequada à satisfação das suas necessidades / resolução dos seus problemas.

Exceder as expetativas do cliente através do foco constante na melhoria.

 

Catarina Cardoso

Consultora & Coach

 

 

*Baseado na publicação “Competências TOP 10, 2020 – 2022 Segundo Fórum Económico Mundial”

 

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