Estamos a passar por uma fase de transformação profunda, tudo ou praticamente tudo à nossa volta está a sofrer impactos desta transformação.
Esta transformação está a ser acompanhada de mudanças na sociedade, na economia e na política. A maneira como planeamos as nossas carreiras, como nos relacionamos com os nossos pares e lideramos as nossas equipas, também precisa ser ajustada.
É assim essencial focarmo-nos no Top 10 de competências segundo o Fórum Econômico Mundial. Todos os Anos, o Fórum divulga um relatório “The Future of jobs Report”, acerca das tendências do trabalho, elaborado por executivos, empresários e investigadores do mundo inteiro que discutem sobre vários temas relacionados com o futuro do trabalho.
Neste artigo, partilhamos as competências que acreditamos serem as mais críticas e mais valorizadas nos próximos anos para qualquer Vendedor ou Líder de equipa:
1# Criatividade
Pensar criativamente em alternativas para desenvolver novas ideias e respostas a diferentes questões e problemas.
2# Aprendizagem ativa
Compreender e aplicar na prática novas aprendizagens / informações na resolução de problemas e na tomada de decisão.
3# Resolução de problemas com eficácia
Usar a lógica e o raciocínio para identificar os pontos fortes e fracos de soluções alternativas, conclusões e/ou novas abordagens para resolução de problemas.
4# Pensamento crítico
Monitorizar e avaliar o seu próprio desempenho, o desempenho de outras pessoas e organizações para realizar melhorias e/ou tomar medidas corretivas
5# Proatividade
Estar disposto a assumir responsabilidades, desafios, assumir o comando e a oferecer opiniões / orientações.
6# Raciocínio lógico
Saber interpretar dados e informações para tomada de decisões, definição de estratégias e soluções.
7# Uso, monitorização e controlo de tecnologias
Domínio das ferramentas e equipamentos tecnológicos necessários para o desempenho da sua função.
8# Inteligência emocional
Capacidade de Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade. Estar aberto a mudanças (positivas ou negativas).
Manter a postura, controlar as emoções, controlar a raiva e evitar comportamentos agressivos, mesmo em situações difíceis.
Ser sensível e compreensivo para com as necessidades e sentimentos dos outros.
9# Persuasão e negociação
Unir outras pessoas e tentar reconciliá-las respeitando as suas diferenças.
Persuadir outras pessoas a mudar de ideia ou comportamento.
10# Ser orientado para o cliente
Saber interpretar os requisitos do cliente e apresentar a solução mais adequada à satisfação das suas necessidades / resolução dos seus problemas.
Exceder as expetativas do cliente através do foco constante na melhoria.
Catarina Cardoso
Consultora & Coach
*Baseado na publicação “Competências TOP 10, 2020 – 2022 Segundo Fórum Económico Mundial”
INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?
Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.