site2

Comunicação em cenários de incerteza

Estratégias para uma Comunicação eficaz

 

Se o mercado apresenta instabilidade, já pensou como está a sua equipa?

Preocupada, insegura e / ou desconcentrada?

Em muitos casos, é comum aumentar o número de boatos que prejudicam o comprometimento e a confiança na Estratégia da empresa.

A Liderança tem de ter em consideração 2 fatores fundamentais para gerir a sua equipa em cenários de incerteza: comprometimento e comunicação eficaz.

 

A comunicação eficaz é um fator crítico de Sucesso, por isso é importante usar as 5 estratégias seguintes.

 1. Facilite a comunicação no ambiente de trabalho

Invista na melhoria da comunicação dentro da sua equipa principalmente em assuntos como: estratégias, metas alcançadas, próximos objetivos, salários, comissões, mudanças, …

Além de criar um clima de transparência e credibilidade, a comunicação também evita que rumores e conversas paralelas surjam, mantendo a equipa mais alinhada e comprometida.

2. Identifique a causa-raiz do problema

Converse individualmente com cada elemento da equipa. Lembre-se de que toda história envolve duas ou mais versões diferentes, portanto, é preciso conhecê-las.

Identifique a causa e, depois, procure entender as subcausas com o máximo de clareza.

3. Utilize a primeira pessoa do plural

A liderança tem o papel de aproximar os colaboradores para gerar comprometimento, saber como está o sentimento dos que trabalham na empresa e mostrar que todos juntos são capazes de superar as dificuldades.

Uma dica muito simples para isso é usar a palavra “nós” na comunicação, mostrando sempre que a solução depende de um trabalho de equipa.

4. Crie uma solução win-win

A solução de um problema deve beneficiar sempre os 2 lados, só assim é possível eliminar ressentimentos e eliminar as hipóteses que o mesmo ocorra no futuro. Por vezes é preciso procurar uma alternativa inovadora e com recursos criativos.

Todos pensamos de forma diferente, temos expectativas e objetivos diferentes.

Por isso, é importante identificar interesses similares, uma base comum de entendimento para se trabalhar em equipa.

5. Estabeleça Compromissos

É indispensável estabelecer um prazo para a resolução de problemas e comprometer ambas as partes.

Ao estabelecer um prazo, o Líder também passa a mensagem de que há uma solução que tem de ser implementada o quanto antes.

Evita também que se invista muito tempo a pensar no problema, colocando uma pressão positiva para o fim do problema.


Catarina Cardoso

Consultora & Coach

Tags: No tags

Comments are closed.