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Dores e Soluções do Plano de Rotas (como utilizar o Google Maps)

Cada vez mais empresas e pessoas estão preocupadas com a otimização dos seus recursos. E ao não planear bem as rotas de uma equipa comercial estamos a prejudicar dois dos recursos mais importantes que temos: TEMPO e DINHEIRO.

Ainda é comum ver comerciais que simplesmente entram no carro e saem para visitar clientes, sem pensar nas “voltas” que vão dar e no tempo que vão perder em deslocação.

Isso reduz o tempo de qualidade que poderia ser destinado para trabalhar melhor os clientes durante as visitas, assim como aumenta o custo médio por visita (com um gasto maior de gasóleo) e ainda diminui a quantidade de clientes visitados no dia.

Um comercial B2B, principalmente num segmento de vendas recorrentes precisa de ter a capacidade de planear as suas deslocações para garantir:

  • Que todos os clientes da sua carteira sejam visitados;
  • Que consegue cumprir as deslocações no menor tempo possível;
  • Que está a evitar voltas desnecessárias.

 

 

Mesmo os comerciais que não fazem visitas recorrentes, precisam de planear os momentos em que vão estar na rua a visitar clientes atuais ou a fazer prospeção.

Mesmo os comerciais que conheçam muito bem uma zona podem cometer erros ao planear as suas rotas, principalmente se a quantidade de clientes da carteira for muito grande. A melhor forma de resolver isso é ter todos os clientes visíveis num mapa (de forma visual) para que a rota seja pensada ou repensada da melhor forma possível.

Quando a empresa não disponibiliza à sua equipa um sistema informático que permita ver os seus clientes num mapa podemos usar os recursos gratuitos que temos. A primeira e possivelmente a melhor opção que nos vem à cabeça é utilizar o Google Maps.

Esta ferramenta permite-nos criar mapas, sendo que neste caso podemos incluir todos os clientes e assim ter o recurso visual citado.

A questão é: “Será que terei de incluir todos os clientes manualmente?”

Afinal, existem comerciais com carteiras de 100, 200, 300 clientes ou mais.

A boa notícia é que NÃO é preciso fazer isso de forma manual!

Existe uma forma de importar uma listagem de clientes do Excel para o Google Maps em poucos segundos.

 

Se quer aprender como, assista ao vídeo abaixo, onde explicamos o passo a passo de forma rápida e prática. 

Se quer ter acesso a outras ferramentas e técnicas que também vão potencializar ainda mais as suas vendas entre em contacto connosco!

 

Pablo Kellner

Consultor & Coach

Sucesso em Vendas Portugal

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