Close up of young people putting their hands together. Team with stack of hands showing unity and teamwork.

É fácil ou difícil construir soluções em equipa?

Depende do que fazemos com a equipa. Hoje quero partilhar contigo uma metodologia que estamos a implementar em vários clientes e que estamos a ter sucesso, porque o sucesso merece ser partilhado para podermos evoluir em equipa e com o teu feedback.

 

Vivemos numa era DC (depois da Covid) e de guerra (Ucrânia versus Rússia) , onde todos alteramos a nossa forma de pensar e agir e com um impacto em todas as empresas onde nós humanos desempenhamos funções para um resultado esperado.

 

Cada vez mais estamos a ter solicitações para apoiar as empresas em como terem mais Sucesso em Equipa, onde tão ao mais importante é conseguir que as equipas internas consigam funcionar bem e assim o sucesso em vendas será uma consequência de um trabalho bem feito por cada equipa envolvida.

 

De workshop para workshop temos evoluido o nosso processo de trabalho, mas tudo começa com um briefing com o nosso cliente onde o resumo final é “temos de envolver mais as Pessoas e conseguir que elas deem boas ideias e as implementem”.

 

Após a reunião de briefing onde vamos aos “nano detalhes”, milímetro a milímetro de preparação, consoante as equipas envolvidas e resultado final a atingir, avançamos para o dia WST.

Sim, WST que é Workshop Sucesso em Equipa.

 

No dia WST as Pessoas vão chegando e é normal sentarem-se nas mesas junto dos seus colegas de departamento, mas rapidamente são misturadas, onde privilegiamos  ter por cada mesa uma pessoa de cada departamento, assim temos um “colorido” único de mesas onde estão representados os vários departamentos: comercial, financeiro, administrativo, logística, qualidade, investigação e desenvolvimento, produção, marketing, técnico, entre outros.

 

E ai começa um certo desconforto, estou ao lado de alguém que habitualmente não falo, não conheço tão bem. Segue-se a dinâmica de entrevista “alta definição – o que dizem os teus olhos”: quem és, o que fazes, os teus hobbies, as tuas vitórias e aprendizagens. Onde no final de forma descontraída cada Pessoa vai ser apresentada pelo seu colega, sobre uma outra perspetiva e ai tudo começa a mudar, afinal aquela Pessoa tem “tanta coisa” que eu não conhecia.

 

A dinâmica não para, e avançamos para um momento músico motivacional, onde em elevado ritmo introduzimos as equipas nos 8 vírus e nas 8 atitudes vencedoras das equipas de sucesso, ao ritmo de 8 sucesso musicais, num mix perfeito de humor, conhecimento cientifico e  emoção. Onde o resultado final é as Pessoas estarem predispostas a quererem analisar, criar e evoluir em equipa e num registo muito positivo.

 

Após ouvirmos o “sim, nós queremos evoluir em Equipa”, avançamos para as 8 etapas da nossa WST – Workshop Sucesso em Equipa:

  1. Localizar as Pessoas, onde estamos como empresa, face aos resultados, métodos e atitude
  2. Partilhamos o objetivo que queremos alcançar como Empresa e Equipa
  3. Convidamos as Equipas a sistematizarem as mini etapas necessárias para atingirmos estes objetivos
  4. Questionamos quais são as mini etapas para termos a certeza da sua importância no resultado final a atingir
  5. Convidamos as equipas as responderem as nossas provocações com o plano detalhado para cada solução
  6. Ouvimos as apresentações de cada equipa e as outras equipas interagem com feedback e questões
  7. Cada Pessoa vai votar nas suas TOP ações e soluções
  8. Após termos as mais votadas cada grupo vai apurar as causas do porque ser necessário cada uma das ações e quais as etapas de implementação com base na metodologia 5w2h:
    • What – o quê
    • Why – porque
    • Who – quem
    • How much – quanto
    • How – como
    • When – quando
    • Where – onde

 

E no final do dia o que conseguimos ter?

 

Muitos sorrisos, muitas palmas, abraços, pois todos se envolverem em torno de um propósito comum, foram ouvidos, foram convidados a pensarem e criarem as soluções. Dêmos-lhes espaço e tempo para apresentarem as suas ideias e planos. E em equipa ouvimos, demos feedback e não criticamos os diferentes pontos de vista e soluções. Até parece um mundo perfeito.

 

A medida que os anos vão passando por esta vida de consultor, sei que o mundo não é perfeito, mas existem momentos perfeitos entre outros tanto imperfeitos, mas a decisão é nossa se queremos também criar momentos perfeitos.

 

E esta WST – Workshop Sucesso em Equipa, é um momento perfeito, cheio de imperfeições, pois nunca sabemos como se vai desenrolar, quais as opções que os participantes escolhem, mas temos a certeza até agora que no final a perfeição acontece pois as Pessoas saem mais felizes, mais motivadas e com várias opções que a Administração pode analisar e selecionar as que quer implementar já, depois ou ficarem em stand by.

 

Porque nenhum de nós é tão bom quanto nós juntos. Mas nunca me esquece que adoro a democracia, que no final diz, aqui mando eu:), aquela que diz “obrigado a todos pela participação e entusiasmo”, vamos analisar e até dia X, damos feedback sobre cada ação proposta:

  • As que vão avançar já
  • As que vão avançar em determinada data
  • As que vão ficar em stand by.

 

Mas este dia não acaba aqui, pois após este dia e consoante as escolhas da Administração vão começar as implementações dos planos de ação.

 

Go Plano gooo, com ação, datas, responsáveis e resultado previsto.

 

O que achas?

, como é bom ter a tua opinião também,

Obrigado!

 

P.S. – Porque no final do dia ter clientes satisfeitos não é só da responsabilidade do comercial, mas sim do sucesso em equipa de todos os departamentos. Se me permite a questão “a sua empresa já está toda a vender?”

 

Pedro Ruivo

CSO – Crazy Sales Officer

Sucesso em Vendas Portugal

 

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.