ZL

Entrevista ao Sr. José Luís, Sousa & Sousa

Porque os nossos clientes são uma inspiração para nós, e porque ficamos felizes com a paixão que têm pelo trabalho que desenvolvem, fomos falar com o Sr. José Luís, funcionário da empresa Sousa & Sousa, para nos contar sobre o sonho que tinha desde pequenino, ser vendedor.

Considerando a sua paixão pela profissão que tem, e consequentemente pelas vendas, gostaríamos, se possível, de o conhecer um bocadinho melhor.

 

SV: Há quanto tempo trabalha na Sousa e Sousa?

JL: Há seis anos. Comecei em março de 2016.

 

SV: Quando é que surgiu o interesse pela área das vendas?

JL: Aos 10 anos de idade.

 

SV: Quando percebeu que queria ser empregado de balcão, o que é que queria fazer mais, trabalhar com o público ou efetivar vendas?

JL: Trabalhar com o público e, consequentemente, iria fazer boas vendas.

 

SV: Que outros trabalhos teve? Nenhum deles despertou a mesma paixão que o ser empregado de balcão? Porquê?

JL: Após sair da escola, fiz artesanato (cestaria), arte familiar, mas eu queria era ser empregado balcão! em 1974 fui para uma loja ferragens e tintas, até 1992, depois fui para as obras mas lá nem pensar, voltei para o balcão em 1994 aí sim percebi que era a minha vocação! Sempre me senti realizado, apaixonado pelo trabalho que fazia, dava-me prazer dar soluções ao cliente, falar com pessoas das mais diversas profissões. sempre vi no cliente um amigo, e sempre fui amigo do cliente.

 

SV: Não se arrepende de ter deixado a escola e ter começado a trabalhar tão cedo?

JL: Não, porque queria ter dinheiro para fazer a minha vida, sem depender dos outros.

 

SV: Na sua opinião, o que torna uma pessoa num bom vendedor?

JL: Ouvir o cliente, conhecer os produtos que vende, para arranjar soluções, fazer com que o cliente possa confiar em nós, estar sempre bem disposto e apresentável.

 

SV: Como é que transmite a paixão que tem pelo seu trabalho aos colegas e aos clientes?

JL: Tento mostrar que sei o que estou a fazer, dar respostas credíveis, estar sempre alegre, ser positivo, nem que no nosso mundo não seja essa a realidade.

 

SV: É fácil ser empregado de balcão nos dias de hoje? O que sente mais dificuldade?

JL: Sim, talvez as pessoas sejam mais individualistas, mas cá estamos nós para as ajudar, devemos ser abertos, simpáticos, prestáveis, não entrar no individual. Dificuldades sempre as encontrei, procuro arranjar quem me ajude, quando posso ajudar fico igualmente feliz.

 

SV: O que gosta mais no seu trabalho?

JL: Tudo, dar-me com todos os colegas, a maneira como me tratam, ter clientes que são meus amigos, e também ser amigo deles, após estes anos de trabalho sinto que sou tratado como pessoa.

 

SV: Se tivesse de dar um conselho aos jovens de hoje, o que lhes diria?

JL: Trabalhem por amor à profissão, sejam rentáveis, prestáveis, alegres, simpáticos, façam os outros felizes para serem felizes.

 

A sucesso em vendas agradece à Sousa e Sousa, e ao Sr. Zé Luís pela sua disponibilidade, partilha e participação. Que continue a ser apaixonado por tudo o que faz, de certeza que assim fará sempre o melhor!

 

Andreia Magalhães

Sucesso em Vendas Portugal

 

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.