Group of diverse people having a business meeting

Metodologia “Gestão por Objetivos”

“As equipas têm dificuldade em definir e gerir por objetivos”, esta é uma das frases mais frequentes que temos escutado dos Líderes que nos procuram para projetos de Consultoria.

Acreditamos que existem 5 razões para que isso aconteça:

  1. Falta de clareza nos objetivos, o que faz com que não sejam compreendidos por todos da mesma forma;
  2. Os membros da equipa focam-se em diferentes direções em vez de correrem juntos para o mesmo objetivo comum;
  3. Às vezes não é possível entender a Estratégia de topo – as diretrizes não se compreendem de forma clara;
  4. Incapacidade de todos juntos trabalharem para a mesma estratégia, para os mesmos objetivos e traduzir isso em ações;
  5. Uma coisa é definir uma boa estratégia e objetivos, outra coisa muito diferente é alcançá-los.

Neste contexto cada vez mais desafiante, criamos uma Metodologia com conteúdos, ferramentas e dinâmicas que permitem às empresas gerir por processos, com foco em objetivos estratégicos.

Esta metodologia de gestão torna as equipas mais eficazes através de:

    1. definição de estratégias
    2. medição do desempenho
    3. planeamento

Todas as etapas desta Metodologia são realizadas em equipas multidisciplinares, com ferramentas e dinâmicas lúdicas e interativas:

1 Diagnóstico

Nesta etapa o objetivo é identificar:

  • Workflow de cada Processo;
  • Funções, Responsabilidades e Autoridades;
  • O que já fazem bem;
  • Quais as principais dificuldades;
  • Oportunidades de Melhoria.

2 (Re) Definição da Estratégia

Nesta etapa, as equipas dos diferentes departamentos da empresa reúnem informação, analisam e constroem:

  • Matriz do Contexto interno e externo;
  • SWOT;
  • Missão;
  • Visão.

3 (re)DEFINIÇÃO OBJETIVOS E METAS

Nesta etapa, as equipas definem para si os objetivos, indicadores de desempenho e metas alinhados com a Estratégia da empresa:

  • Objetivos

que a empresa deseja alcançar em cada uma das perspetivas estratégicas: Financeira, Clientes, Processos Internos, Pessoas / aprendizagem

  • Indicadores

de desempenho da empresa referente a cada objetivo definido

  • Metas

em função do nível de performance esperado

 

4 Definição das ações estratégicas que devem ser desencadeadas para que se atinjam as metas, alinhadas com a Estratégia da empresa.

 

  • Construção do Mapa estratégico, que permite através de um dashboard, fazer a gestão visual do desempenho de cada uma das equipas ou do processo.

 

Benefícios e Evoluções desta Metodologia já aplicada com sucesso em clientes de diferentes setores de atividade:

  • Visão estratégica transformada em ação;
  • Alinhamento entre os colaboradores e a empresa;
  • Compreensão dos objetivos e estratégias delineadas pela empresa;
  • Comunicação de metas e resultados de forma simples e clara num único documento;
  • Avaliação global do desempenho da empresa;
  • Foco na Satisfação do Cliente;
  • Cultura de Melhoria Contínua em toda a empresa;
  • Melhoria do espírito equipa;
  • Criação de sinergias.
 

Catarina Cardoso     

Consultora & Coach

Sucesso em Vendas Portugal

 

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