Foto Pedro Fun

No início eram só vendas…

No início eram só vendas e como conseguir ter mais Sucesso em Vendas.

 

O foco total era a equipa comercial, depois do diagnóstico e de evoluirmos a estratégia e o plano comercial começávamos pela formação, capacitação e treino contínuo das lideranças comerciais e respetivas equipas de vendas.

 

Em 96% das situações conseguimos atingir e mesmo e superar os objetivos comerciais definidos. Pois com as evoluções dos processos de venda, de liderança e acompanhamento, através do treino em ambiente real na empresa, conseguíamos que os desvios fossem mínimos e quando existiam, rapidamente eram corrigidos e melhorados.

 

Mas passados alguns meses começavam a surgir outros problemas em algumas das outras áreas da empresa que davam apoio e suporte à equipa comercial.

 

  • No departamento de compras por vezes surgiam problemas como falta de produto;
  • No de logística surgiam erros na preparação das encomendas;
  • Na equipa técnica problemas de utilização;
  • No departamento de produção defeitos em alguns produtos;
  • Na equipa de marketing, existiam campanhas desajustadas no tempo e produtos;
  • No financeiro, apareciam alguns desvios de indicadores. 

Claro que isto não acontecia em todas as empresas, mas apercebi-me que estes eram os sintomas mais comuns.

A grande decisão foi parar e refletir em equipa com a administração e todas as lideranças de equipas e departamentos, para apurar as causas de cada problema e definir de forma conjunta as ações e processos corretivos para diminuirmos, e se possível eliminar os erros.

 

Com o passar dos anos e dos mais de 20 setores de atividade em que estivemos presentes, conseguimos identificar um padrão comum ao nível da atitude das equipas que provocam estes problemas: os 8 Vírus que atacam as Equipas em Crescimento.

Igualmente identificámos quais as 8 soluções que aplicamos de forma transversal em todas as empresas independentemente de serem B2B ou B2C e nos setores industriais, serviços e comércio.

Este conhecimento adquirido em ambiente real deu origem à Palestra “Sucesso em Equipa”, que temos vindo a implementar em muitas empresas que sentem a necessidade de:

  • Criar um melhor clima organizacional entre todos os departamentos;
  • Focar as diferentes equipas, nas soluções e não nos problemas;
  • Todas as pessoas sentirem que o seu trabalho só tem um objetivo, que é contribuir diretamente ou indiretamente para a satisfação do cliente interno e externo

Nos tempos turbulentos e de rápidas mudanças que todos estamos a viver, cada vez mais as empresas sentem a necessidade de atualizar a atitude e ação positiva das suas equipas.

Vai daí cada vez mais estamos a aplicar em empresas a nossa vacina, que tem uma duração de 90 minutos, onde num ambiente desafiador e de alta intensidade conseguimos colocar as equipas mais motivadas e comprometidas com as ações que têm de fazer para um maior Sucesso em Equipa.

 

Se sentes estes sintomas na tua empresa, não é necessário deslocares-te à farmácia, manda-me um email para [email protected] e em equipa definimos quais as vacinas a utilizar. Não tenhas medo pois não vai doer nada e não tem contraindicações.

 

Boas vacinas e boas vendas!

Tags: No tags

Comments are closed.