foto

O outro lado do sucesso: o insucesso.

Nesta magia das redes sociais, onde tudo parece bem e perfeito, também existe a outra realidade ao lado da bela, a do monstro.

Muitas vezes, esse “monstro” cruza-se comigo.

Hoje quero partilhar contigo um desses momentos. Esta foto retrata uma palestra, que dei recentemente, no Porto, na Casa da Música, para mais de 200 pessoas. 

Aparentemente dei o meu máximo. 

feedback do público foi bom, mas lá no fundo senti que podia ter dado mais a mim próprio, na energia, na entrega no sentimento final de quando acabei. Fiz aquela reflexão comigo próprio em que pergunto “Pedro, gostaste?”, ao que rapidamente respondi “não”. 

Mas ao lado do meu pensamento estava a “bela”, e ela até dizia, “correu bem, olha os gostos na publicação, os comentários positivos, as mensagens de pessoas que assistiram e querem contratar-te para ires às suas empresas…”

… mas no fundo do meu coração não me sentia bem.

Ganhei coragem e liguei para o meu cliente: “Ricardo, de 0 a 100% qual a nota que dás à minha palestra?”, e ele disse “70%”. Ouvi e agradeci. Ele reforçou “Pedro, foi bom, o conteúdo estava lá”.

Isto é o meu trabalho e quando vou a jogo e fecho negócios com os meus clientes, eu não prometo 70%, eu prometo mais de 100%. Sei que nem sempre é possível, mas quando não acontece, aceito, falo com o cliente e procuro encontrar a melhor solução em equipa. Porque mais importante do que a venda é o pós-venda. 

 

De seguida, tomei uma decisão.

 

Vou virar o jogo, porque tenho consciência que no passado já fiz melhor e não desaprendi. Durante a semana que se seguiu, estava permanentemente a ter flashes de novas Inspirações & Provocações que podia adicionar à palestra que ia dar em Lisboa. 

Decidi criar um alinhamento, arrisquei ao introduzir mais provocações, com uma abordagem mais interativa, mas principalmente onde senti que ia curtir muito mais em palco. Ouvi Teds, inspirei-me no programa da manhã da Rádio Comercial, fiz loucas ligações com o programa de televisão “Tabu”, do Bruno Nogueira, liguei aos meus  amigos inspiradores, vi as músicas que iam concorrer ao Festival da Canção, e partilhei e treinei com a minha equipa as evoluções que queria introduzir.

 

Senti: isto vai dar certooo, vai ser uma loucura com método!!!

 

A grande conclusão é: se não estás a curtir, tens de falar, pensar, refazer até sentires que vais curtir.

Porque a verdadeira curtição da vida, é quando passamos os 100%, no nosso sorriso, no batimento do nosso coração, no brilho do nosso olhar.

Como é bom ter insucessos, para sermos Inspirados & Provocados para avançarmos.

Viva “a bela e o monstro” que existe dentro de cada um de nós, porque só existe Sucesso se passarmos por alguns Insucessos.

 

P.S. – adoro falhar, mas detesto repetir os mesmos erros.

 

Pedro Ruivo

CSO – Crazy Sales Officer

Tags: No tags

Comments are closed.