20220801_194058

O que fazer para motivar a minha equipa? 😃

O tema de como motivar uma equipa para gerar mais resultados é sempre algo que está presente em todas as empresas.

Quando quero ter sucesso no presente e futuro, quer seja na minha equipa ou nas equipas dos meus clientes, olho sempre para o passado para perceber o que funcionou e que deu resultado. É por isso que partilho isto contigo.

Em pleno verão, na Sucesso em Vendas Portugal, decidimos fazer um Team Building com a nossa equipa, onde quisemos:

1.º jogar com o inesperado;

2.º proporcionar momentos de alegria;

3.º entregar resolução em equipa;

4.º fortalecer o espírito de equipa.

Para compreenderes tudo isto, convido-te a veres o vídeo no final. Mas antes disso tenho outros assuntos para partilhar contigo!

 

Comecei o dia por enviar uma mensagem à equipa que dizia “estejam às 8h00 no Quartel dos Bombeiros dos Cardosos, e levem roupa para usarem em ambiente com água e com terra. Tomamos lá o pequeno almoço”. 

Logo aqui estamos a jogar com o inesperado.

Meia hora antes da equipa chegar ao local envio, no grupo de whatsapp que temos, a fotografia de uma montra de uma pastelaria, cheia de bonitos bolos. 

No entanto, quando eles chegaram ao local, encontraram a mala do meu carro aberta, com águas, sumos e um pão para cada um. 

Aqui jogámos com a diferença entre o choque da expetativa versus realidade, que é isso que nos acontece diariamente quando estamos a trabalhar.

De seguida, dei uma coordenada GPS, avançámos e chegámos ao local de Team Building, um campo de paintball

Quando a equipa se deparou com o cenário, percebeu de imediato o que ia acontecer. Foi-nos explicada a atividade, dividimos as equipas e, tão importante como o jogo foi a estratégia que cada um de nós definiu. Isto sim foi muito bom. 

Uma coisa é nós atirarmos balas, outra coisa é percebermos ao longo dos quatro jogos que fizemos qual foi a estratégia que adotámos em cada jogo, ou seja, diferentes jogos, diferentes realidades. Escolhemos quatro jogos diferentes e quisemos sempre analisar as formas de atacar.

Lembrando aqui o Paulo, da BANG, nós tínhamos sempre um plano antes de começar cada jogo, mas quando começava o jogo nós “rasgávamos” o plano e reagíamos consoante o momento, embora este estivesse sempre presente, o que nos permitia tomar as decisões, e quando saíamos fora do plano era para fazermos ainda melhor, de acordo com o momento real que estávamos a ter.

Acabou o paintball e ainda tivemos uma reunião com um fornecedor nosso, para negociar um sistema de CRM que tínhamos aqui. 

Foi espetacular, estávamos todos, fizemos uma reunião on-line com um fornecedor, equipados com o fato e paintball e com o vídeo direto. Ou seja, isto também pode ser feito no teu dia a dia, pois podes-te divertir, mas tens de pôr trabalho pelo meio.

Saímos dali, recebemos uma nova coordenada GPS e chegámos a um sítio paradisíaco, como viste no vídeo, a Barragem de Castelo de Bode. 

Quando nos deparámos com aquele cenário entrámos automaticamente na água, como se a própria barragem tivesse um íman. O que é que valorizou aqui? 

A própria imagem visual, um espelho de água lindo, que deu à equipa a vontade de mergulhar. Uma coisa tão simples, água, mas estivemos lá a mergulhar e a desfrutar. 

Depois do mergulho fomos almoçar e no final eu disse “vamos aqui dar uma volta de barco pela barragem, para descontrair”.

 Entrámos todos no barco, toda a gente a pensar que ia descontrair, e de repente o barco avariou e o motor deixou de funcionar!

Foi preciso tomar uma decisão. Tivemos de ir a nadar até à margem, uns gostaram mais, outros menos, uns tiveram mais dificuldade, outros menos, mas tivemos de nos organizar. Tínhamos coletes salva-vidas e a equipa teve de se apoiar.

Quando chegámos à margem tínhamos uma mensagem de um senhor no alto de um monte, que nos disse que tínhamos de procurar umas canoas e dirigir-nos para bombordo. 

Aqui tivemos de falar em equipa para percebermos onde era bombordo, voltámos a dividir-nos em equipas de dois e entrámos nas canoas, rumo a bombordo. 

Quando chegamos ao nosso destino encontrámos uma praia, como viste no vídeo, onde pudemos relaxar, comer gelados, e interagir novamente em equipa.

Saímos de lá, já no barco “arranjado”, embora alguns loucos optassem por ser rebocados nas canoas, voltando a cair na água.

Para fechar o dia, senti que precisávamos de mais adrenalina, por isso fomos a uma sessão de bóias, para virar, fazer o 360º. É espetacular quando sabes que entras numa coisa que é para cair e podes te aleijares, mas que tu queres fazer porque vai valer a pena.

Quer seja nas vendas ou na liderança, por vezes fazemos ações que sabemos que vai doer um pouco, mas o prazer que dá vale a pena.

Em quatro que andamos nas bóias houve dois com costelas deslocadas, mas acima de tudo, o que recordamos deste dia não foi a água que nós bebemos, não foram as costelas magoadas, não foram as dores, não foi o cansaço no corpo incrível. 

Mas sim, recordamos os muitos sorrisos que a Barragem de Castelo de Bode e o campo de paintball em Tomar nos deixaram.

Se quiseres levar a tua equipa para a água, ou para uma atividade mais confortável, a apanhar chuva ou sem chuva, a decisão é tua, o importante é teres a tua equipa motivada, pois cada vez mais, na Sucesso acreditamos que é importante ter Sucesso em Vendas, mas acima de tudo Sucesso em Equipa.

Grande abraçooo

Vê no link abaixo o vídeo de um dia de Sucesso em equipa com a Sucesso em Vendas Portugal. 👇👇👇

https://www.youtube.com/watch?v=tPunLBrWemI 

 

 

Pedro Ruivo

CSO – Crazy Sales Officer

Sucesso em Vendas Portugal

 

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.