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Porque é importante a nossa equipa comercial ter um Método de Vendas?

O significado da palavra Método é:

·         Caminho pelo o qual se atinge um objetivo;

·         Programa que regula previamente uma série de operações que se devem realizar, apontando erros evitáveis  em vista de um determinado resultado;

·         Processo ou técnica de aprendizagem;

·         Modo de proceder, maneira de agir.

Portanto, o que se espera de um “Método de Vendas”, nada mais é do que dar ciência, dar direção à maneira de agir do Vendedor diante dos seus clientes.

O Método de Vendas define o que a sua empresa, espera da sua Equipa de Vendas, ou seja, representa o “padrão de vendas”, tudo aquilo que, quando colocado em prática, no dia a dia, vai resultar no alcance das metas e objetivos.

O Método de Vendas deverá ser um instrumento prático e construído a partir de uma série de experiências reais e positivas, depoimentos, dicas e exemplos obtidos da Equipa de Vendas, que no final, adicionado aos conceitos, técnicas de vendas e knowhow da Consultoria Sucesso em Vendas resultará num documento único e diferenciador.

O Método substitui a intuição por técnica e o Líder deve garantir que esteja sempre em contínua atualização para:

       Estar alinhado com o perfil do cliente;

       Ser focado em indicadores;

       Ser prático, simples, facilitador;

       Estar adaptado à realidade do negócio, do produto/serviço e do atendimento.

 

Mas, em nenhum momento o “Método de Vendas” deve inibir a CRIATIVIDADE e a personalidade de cada um, o ideal é saber utilizar todas as ferramentas e técnicas apresentadas com a sua maneira natural de ser, fidelizando e conquistando novos clientes.

 

Porque os Vendedores deverão ter um Método de Vendas?

A equipa comercial, para “fazer” o que tem que ser feito e atingir as suas metas, tem que se preocupar antes de tudo no “COMO” irá fazer. Cada Comercial tem que ter respostas exatas para as seguintes questões:

       Como me devo comportar diante das inúmeras situações ocorridas diariamente com os clientes? Qual é a melhor postura?

       Como priorizar o meu tempo? O que é mais importante?

       Como devo abordar o meu cliente? Quais as perguntas que eu devo fazer para descobrir o que motiva o cliente a comprar-me?

       Quais os benefícios e as vantagens?

       Como falar e apresentar os benefícios das soluções oferecidas ?

       Como lidar com as objeções colocadas pelo cliente?

       O que fazer para concretizar um bom negócio?

 

Como implementar o Método de Vendas?

O Método de Vendas não funciona sozinho e também não tem “controlo remoto”, assim é preciso mudar a maneira de pensar, eliminando maus hábitos e corrigindo formas improdutivas de agir.

É preciso desenvolver disciplina, persistência e esforço para colocar o Método de Vendas em prática no dia a dia, e assim conseguir melhorar a performance em vendas.

O Líder tem uma importância fulcral nesta implementação, deve por isso monitorizar o nível de utilização do Método de Vendas através de Acompanhamentos de campo, aos seus Vendedores e aplicação da check-list de desempenho.

Implemente já, o Método de Vendas na sua empresa com o objetivo de ajudar a sua equipa comercial a fazer o simples e o óbvio, que muitas vezes são esquecidos ao nos envolvermos na rotina que nos afasta do que é realmente importante!

 

Catarina Cardoso

Consultora & Coach, Sucesso em Vendas Portugal

 

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