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Simple minds, simple “vendas”

Este é um texto para quem trabalha em empresas com “cabelos brancos”, daquelas que já andam cá há alguns anos, as startups também são bem-vindas, caso queiram conhecer o que faz o Jim Kerr e a sua banda, os Simple Minds, para se manterem no ativo há 40 anos.

Tive a oportunidade de os ver recentemente, ao vivo, na “40 Years of Hits Tour dos Simple Minds” e como não consegui desligar o meu lado workaholic, partilho aqui algumas ligações musicais com a realidade empresarial.

Desde o início do concerto até ao final o Jim Kerr, o líder dos Simple Minds, mostrou que a sua prioridade era estar connosco, com o público que estava no concerto, muito mais até do que cantar e mostrar que ainda sabe cantar, isso ele já faz desde 1982.

A suas mensagens personalizadas para nós, portugueses, o seu olhar e a linguagem corporal para o vasto público que estava em diferentes localizações, fizeram sentir que em vários momentos ele estava a falar e a acenar para cada uma das pessoas, mesmo que com as luzes de palco ele não visse com a definição desejada os rostos do seu público, de certeza que ele imaginava e visualizava, pois nós deste lado sentíamos essa ligação.

Levou ainda caras novas para este concerto e deu-lhes muito protagonismo, 50% da banda é feminina, e músicos com um M gigante ao nível da performance e atitude em palco. Ajoelhou-se várias vezes perante eles quando estavam em grandes momentos musicais, e retirou-se do palco para lhes dar o protagonismo total.

Isto é liderar, saber quem é e o que tem de fazer para manter a empresa Simple Minds viva após 40 anos.

Expressões como “vou cantar mais uma música, não quero ir já para casa, pois estive lá nos últimos 2 anos” e “no final do espetáculo não precisam de pedir muito para nós voltarmos, pois nós vamos voltar e cantar mais de certeza”, mostram uma frontalidade, seriedade e calma de quem sabe o que faz e porque faz.

Ele gosta muito de música e dos seus fãs.

 

Para terminar este “concerto” e para não achares que só te estou a dar música aqui vão 3 hits empresariais:

  1. Faz o simples, mas bem feito. É bom inovar, mas tem claro o que já fazes desde o início do teu percurso com mais sucesso e não abdiques da frequência e intensidade para o fazeres de forma recorrente.
  2. Renova o teu networking. Da mesma forma que tens no mínimo objetivos mensais, define uma meta mensal de novas pessoas que tens de conhecer e gerar relacionamento profissional. Neste mundo híbrido do presencial e digital as possibilidades são infinitas e conhecendo novas pessoas, novas oportunidades vão surgir, sempre com o princípio “simples”, dá primeiro ao outro.
  3. Personalização da mensagem. Podes pensar global na forma do resultado que vais querer ter, mas vai ser na contribuição de Pessoa a Pessoa que vais conseguir em equipa atingir as tuas metas. Temos de tratar cada Pessoa chave como única e especial, atendendo à sua personalidade e “interruptores” de ativação de atitudes positivas.

 

Deixo-te um convite, queres ir agora para o youtube ouvir uma música dos Simple Minds ou vais optar por dar “música” aos teus clientes e fãs?

 

Abraço e até ao próximo hit em vendas :)

 

Pedro Ruivo

CSO – Crazy Sales Officer

Sucesso em Vendas Portugal

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