Este é um texto para quem trabalha em empresas com
“cabelos brancos”, daquelas que já andam cá há alguns anos, as
startups também são bem-vindas, caso queiram conhecer o que faz o Jim Kerr e a
sua banda, os Simple Minds, para se manterem no ativo há 40 anos.
Tive a oportunidade de os ver recentemente, ao vivo, na “40 Years of Hits Tour dos Simple Minds” e como não consegui desligar o meu lado workaholic, partilho aqui algumas ligações musicais com a realidade empresarial.
Desde o início do concerto até ao final o Jim Kerr, o líder dos Simple Minds, mostrou que a sua prioridade era estar connosco, com o público que estava no concerto, muito mais até do que cantar e mostrar que ainda sabe cantar, isso ele já faz desde 1982.
A suas mensagens personalizadas para nós, portugueses, o seu olhar e a linguagem corporal para o vasto público que estava em diferentes localizações, fizeram sentir que em vários momentos ele estava a falar e a acenar para cada uma das pessoas, mesmo que com as luzes de palco ele não visse com a definição desejada os rostos do seu público, de certeza que ele imaginava e visualizava, pois nós deste lado sentíamos essa ligação.
Levou ainda caras novas para este concerto e deu-lhes muito protagonismo, 50% da banda é feminina, e músicos com um M gigante ao nível da performance e atitude em palco. Ajoelhou-se várias vezes perante eles quando estavam em grandes momentos musicais, e retirou-se do palco para lhes dar o protagonismo total.
Isto é liderar, saber quem é e o que tem de fazer para manter a empresa Simple Minds viva após 40 anos.
Expressões como “vou cantar mais uma música, não
quero ir já para casa, pois estive lá nos últimos 2 anos” e “no final
do espetáculo não precisam de pedir muito para nós voltarmos, pois nós vamos
voltar e cantar mais de certeza”, mostram uma frontalidade, seriedade e
calma de quem sabe o que faz e porque faz.
Ele gosta muito de música e dos seus fãs.
Para terminar este “concerto” e para não
achares que só te estou a dar música aqui vão 3 hits empresariais:
- Faz o simples, mas bem feito. É bom
inovar, mas tem claro o que já fazes desde o início do teu percurso com
mais sucesso e não abdiques da frequência e intensidade para o fazeres de
forma recorrente.
- Renova o teu networking. Da
mesma forma que tens no mínimo objetivos mensais, define uma meta mensal
de novas pessoas que tens de conhecer e gerar relacionamento profissional.
Neste mundo híbrido do presencial e digital as possibilidades são
infinitas e conhecendo novas pessoas, novas oportunidades vão surgir,
sempre com o princípio “simples”, dá primeiro ao outro.
- Personalização da mensagem. Podes
pensar global na forma do resultado que vais querer ter, mas vai ser na
contribuição de Pessoa a Pessoa que vais conseguir em equipa atingir as
tuas metas. Temos de tratar cada Pessoa chave como única e especial,
atendendo à sua personalidade e “interruptores” de ativação de
atitudes positivas.
Deixo-te um convite, queres ir agora para o youtube
ouvir uma música dos Simple Minds ou vais optar por dar “música”
aos teus clientes e fãs?
Abraço e até ao próximo hit em vendas :)
Pedro Ruivo
CSO – Crazy Sales Officer
Sucesso em Vendas Portugal
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