Equipa vestida com equipamento próprio para matérias perigosas, transmitindo a ideia de que a desmotivação funciona como um veneno nas equipas comerciais

Desmotivação: O Veneno Silencioso nas Equipas Comerciais

Durante os meus 12 meses de consultoria, em 2023, testemunhei 12 erros nas Lideranças Comerciais que podem acabar com motivação e a dinâmica de uma equipa comercial, são eles:

1. Ausência de Estratégias Comerciais Definidas e Ajustadas: A falta de direção estratégica leva a ações descoordenadas e desperdício de recursos.

2. Indefinição de Objetivos: Uma equipa sem metas é como um barco sem rumo, navegando sem um destino claro, resultando em desmotivação e falta de direção.   

Monitor com a palavra objetivos escrita em inglês

3. Negligência no Acompanhamento e Monitorização de Resultados: ao deixar de lado a análise dos resultados, as equipas perdem o foco e a direção, mergulhando no desconhecido sem aprender com os erros ou sucessos passados.

4. Ausência das Reuniões Individuais e de Equipa: sem interações regulares, as equipas perdem a conexão, a coesão e o alinhamento com a estratégia e os objetivos.

5. Não investir na Formação e Desenvolvimento da equipa: O conhecimento é o combustível que impulsiona o sucesso. A ausência de treino deixa as equipas estagnadas, incapazes de se adaptar às mudanças do mercado.

Equipa reunida para definir objetivos e treinar

6. Falta de Acompanhamento e Apoio no Desenvolvimento de Atitudes e Competências: o crescimento pessoal é crucial, sem apoio, os membros da equipa estagnam e perdem a motivação para melhorar.

7. Não Acompanhamento dos Comerciais em Visitas a Clientes: perder a oportunidade de estar junto dos clientes, afasta o líder comercial da realidade do mercado e das necessidades e dificuldades dos clientes e dos comerciais.

8. Falta de Feedback Construtivo: Elogiar sem orientar ou corrigir sem direção, deixa a equipa no desconhecido, sem saber o que fazer para melhorar.

9. Omissão no Reconhecimento do Bom Desempenho: não premiar o esforço e os bons resultados leva à desmotivação dos membros da equipa.

10. Fugir aos Problemas: Evitar conflitos e problemas cria um ambiente tóxico na equipa e mina a confiança na liderança.

11. Indisponibilidade para Ouvir: Quando líderes não estão disponíveis para ouvir, perdem valiosos insights e afastam-se da equipa.

12. Não investir no desenvolvimento das suas Competências de liderança: esta negligência pode limitar a capacidade de liderar com clareza, influenciar positivamente os outros e ultrapassar com sucesso os desafios complexos, prejudicando assim o potencial de sucesso e realização no âmbito profissional e pessoal.

Esses erros são venenos silenciosos que podem minar qualquer equipa comercial.

Reconhecê-los e erradicá-los é essencial para criar um ambiente propício ao crescimento e sucesso em 2024.

Se deseja evitar estes erros e impulsionar as suas equipas comerciais, em 2024, contacte-nos!

Catarina Cardoso

Consultora
Sucesso em Vendas Portugal

Tags: No tags

Comments are closed.