5-licoes-do-mundial-de-futebol-para-as-vendas

[VIDEO] 5 Lições do Mundial de Futebol para as Vendas

Decidi partilhar convosco este tema porque este mundial me chamou muito a atenção pelo quanto foi atípico, ou seja, diferente do que estávamos habituados a ver. Confesso que não foi fácil eleger apenas 5 lições para apresentar aqui, pois poderia falar de muita coisa, porém escolhi as 5 principais lições que podem nos ajudar a vender mais e melhor.

Para ver a versão em vídeo, clique aqui!

Para cada uma das Lições do mundial vou mostrar como se relacionam com as vendas e por fim darei dicas práticas para poder introduzir na sua rotina e potencializar ainda mais os resultados.

Então vamos lá!

1 – AS COISAS MUDAM

Este mundial nos mostrou que chegámos a outra ERA no futebol. Aquelas seleções que dominavam o mundo da bola, agora já não são temidas. Existem muitos países em ascensão no futebol. A ver pela Croácia na final, a Bélgica em 3º lugar, o Japão nos Oitavos de final, o Irão que deu um “sufoco” a Portugal.

Outro ponto de mudança foram as estratégias das equipas. Muito voltadas à marcação e ao contra-ataque. Algumas situações diferentes do que estamos habituados a ver como por exemplo o “comboio” formado pelos avançados, quando a cobrança dos pontapés de canto da Inglaterra, que confundia os adversários.

Nas Vendas: Isto me fez pensar nas mudanças que a área comercial como um todo sofreram nos últimos anos. Pare e pense! O seu mercado mudou desde o último mundial? (4 anos). Os seus produtos mudaram? A sua concorrência criou novas estratégias? Aposto que até a forma de comprar dos seus clientes mudou nos últimos anos. Sendo assim, não dá para continuar a vender como fazia no mundial passado! Isso é uma loucura!!!

A minha dica é: Identifique no mínimo 3 ações de vendas que ainda não pratica e insira-as no seu dia-a-dia. Procure inspirar-se em pessoas que você admira: campeões de vendas da sua empresa, pessoas de outras áreas, de outros países, até da concorrência, mas o importante é…comece a fazer algo diferente hoje.

 

2 – VITÓRIAS PASSADAS NÃO GARANTEM O SUCESSO DE AGORA

No mundial de 2018, vimos grandes seleções a ir embora cedo. O Brasil (que tem 5 títulos mundiais), a Argentina (que é sempre muito forte e conquistou 2 mundiais, além de ter o Messi), Portugal (atual campeão da europa e ainda tem o CR7), a Alemanha (última campeã do mundo). Aliás, esta já é a quarta vez, nos últimos 5 mundiais que o atual campeão sai na primeira fase…a imprensa até já chama isso de “A maldição dos Campeões”. Para saber por que isso acontece, vamos pensar no primeiro tópico que falei…muitas das vezes quem está bem, acredita que não precisa mudar, mas acaba por ficar para trás quando se depara com cenários diferentes do que está habituada.

Nas Vendas: Isto também acontece nas vendas. O problema é que, nós disputamos um mundial a cada 30 dias, ou seja, todos os meses temos que chegar ao nosso título, também chamado de objetivo mensal. Mesmo que seja um campeão no mês passado, no dia 1 recomeça tudo novamente e a motivação e foco têm de ser os mesmos para vencer novamente.

A minha dica é: Tenha mini-metas de vendas. Divida o seu objetivo em semanas, dias, horas, até por visita. O seu mundial tem que ser diário, e não mensal. As grandes equipas de futebol chegam ao mundial a pensar no título, mas esquecem-se que até levantar a taça terão que passar pela 1ª fase, oitavos, quartos, semi-final e final, por isso não cometa o mesmo erro, ao lembrar-se do seu objetivo apenas no dia 15.

 

3 – A MERITOCRACIA ESTÁ A SER CADA VEZ MAIS USADA

Alguém está sempre de “olho em tudo”, isso deve-se à tecnologia que cada vez mais está inserida no dia a dia futebolístico – o VAR (sistema de vídeo arbitragem) que ajudou os árbitros “desmascarar” alguns “espertinhos”. Independente de ter sido bem utilizado ou não em todos os jogos, o sistema fez com que a competência se sobressaísse à “malandragem” e às desculpas.

Lembram-se de la mano de dios o famoso golo de mão do Maradona? Isso tende a acabar.

Nas Vendas: Atualmente as vendas estão cada vez mais acompanhadas da tecnologia. Seja na forma com que se registam as vendas, na forma com que a se acompanha o relacionamento com o cliente através do CRM, se acompanha os stocks, o registo de visitas, e até o GPS do carro para saber se a rota está a ser feita. Tudo isto faz com que seja muito maior o controle das ações comerciais. Então, não adianta tentar ser o vendedor “malandro” e não seguir o que foi programado pela empresa, lembre-se que existe sempre alguém a ver.

A minha dica é: Utilize todas essas informações a seu favor, como posso optimizar a minha rota? Devo mudar a frequência de visita? Que informação posso analisar e o que preciso fazer para vender mais? Quais comportamentos que me vão ajudar a ter um melhor resultado?

 

4 – ANALISAR OS NÚMEROS AO DETALHE, NÃO DE FORMA SUPERFICIAL

Muito se analisou e se apostou em quem seria o grande campeão do mundial. O Brasil foi apontado por vários especialistas como o grande favorito. Assim como Argentina, Alemanha e Portugal. Mas a FIFA (fabricante de jogo) também resolveu publicar uma previsão, baseada na extração de dados com os atributos individuais de jogadores e das equipas que que eles usam para criar o jogo. E esta análise deu a França como campeã. O que mais me chamou a atenção foi que nesta mesma simulação o Brasil perderia para a Bélgica nas quartas de final…como realmente aconteceu. No total a FIFA (Jogo) acertou 5 dos 8 confrontos dos oitavos de final, além de outras informações certas.

Nas Vendas: Esta curiosidade, levou-me a refletir sobre o nosso trabalho nas vendas. Cada vendedor tem muitos atributos individuais também (bons e não tão bons), que podem ser medidos através do comportamento durante a execução do trabalho.

A minha dica é: identifique quais são os comportamentos que o levar ao sucesso em vendas através duma análise crítica dos seus indicadores. Por exemplo: quantas vendas tenho que fazer para chegar ao objetivo? Quantas visitas terei que fazer por dia? Qual o TKM que tenho que ter? Quantas referências preciso de vender em média por cliente? Quantos telefonemas tenho que fazer para prospetar novos clientes? Enfim, analise tudo e identifique o que precisa melhorar.

 

5 – PARA FIDELIZAR CLIENTES É PRECISO SER BOM!

E se é para falar de bom, vamos falar do melhor do mundo. Isso mesmo, o CR7. Apesar de sair relativamente cedo do Mundial, Portugal teve um bom desempenho e o CR7 também. Mas o que quero realçar tem a ver com o pós Mundial. CR7 saiu do Real Madrid e foi para a Juventus. Antes de ser oficialmente apresentado ao clube, a venda de camisolas já tinha sido superior ao da temporada passada. Mas o que mais me surpreendeu, foi que, neste mesmo período a Juventus teve 2 milhões a mais de seguidores nas redes sociais, enquanto o Real Madrid perdeu 1,3 milhões. Ou seja, “clientes fiéis” ao CR7.

Nas Vendas: Como fazer isso? Sendo bom. Encantando o cliente, fazer o que se espera que seja feito. Surpreendendo sempre que possível. E claro, treinando muito. Essa é uma das virtudes do CR7, ele treina mais que os outros, por isso se mantém no topo.

A minha dica é: identifique onde precisa melhorar e treine, frequente pelo menos um curso novo por ano, veja nossos vídeos no youtube, acompanhe nosso facebook, linkedin. Leia mais!

Espero que tenham gostado destas 5 Lições! Inspire-se no futebol e seja o seu próprio campeão mundial de vendas.

Veja o video completo aqui:

Um grande abraço e continuação dos Maiores Sucessos!

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.